Notícias ANPOF

Chamada de artigos: sobre a obra de Foucault, a partir da obra de Foucault

Michel Foucault pesquisou as ciências sociais, a teoria do poder e a ética de maneira profundamente inovadora. Influenciado por Heidegger, ele começou com o estudou da Antropologia de Kant e rapidamente se especializou na psicologia e na história da doença mental e do saber medical, na tradição ocidental. Ampliou a sua investigação ao projeto ambicioso de uma “arqueologia” das ciências humanas, que apontou para a origem recente e, talvez, o fim próximo delas. Questionou o papel do enunciado na língua de tais disciplinas, por meio de uma teoria original do discurso. Sublinhou cada vez mais a dimensão irredutivelmente normativa delas, mediante ensaios de leitura “genealógica” da política repressiva ou da criação da noção de biopoder. Por fim, passou a estudar a noção de subjetividade em relação à verdade, nos últimos livros que enfocam sobre a Antiguidade grega.

A Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea gostaria de convidar pesquisadores a submeter artigos sobre o pensamento de Foucault. Particularmente, se trata de questionar o prognóstico de uma desaparição do “homem” como objeto de saber (avaliando os critérios e as escolhas epistemológicas que o levaram a tal diagnóstico), a teoria do poder (soberano e biopoder, anatomopolítica e biopolítica), a visão da modernidade, a concepção das normas jurídicas e éticas e até sua definição da racionalidade e do pensamento crítico.

Podem ser considerados artigos que estudam a filosofia de Foucault, como também as utilizações que se pode fazer dela, as instrumentalizações pontuais, as heranças críticas, as reconstruções.

Submissões serão aceitas até 20 de fevereiro de 2019

http://periodicos.unb.br/index.php/fmc/announcement/view/303

FaLang translation system by Faboba