Jornal da UFS - Rádio UFS
Ouça o Jornal da UFS apresentado pela Rádio UFS durante o XVII Encontro Nacional da ANPOF
Ouça o Jornal da UFS apresentado pela Rádio UFS durante o XVII Encontro Nacional da ANPOF
Foto: Felipe Goettenauer
Diante do recente anúncio do governo federal sobre a Medida Provisória (MP) n°746/2016 que reformula o ensino médio da educação brasileira e extingue a obrigatoriedade do ensino de Filosofia, a ANPOF não hesitou em proporcionar o debate aprofundado sobre o tema durante seu XVII Encontro Nacional.
A Cerimônia de Encerramento do XVII Encontro Nacional ANPOF ocorrerá hoje (21) às 12h30, no Auditório 2. Será realizada a divulação do resultado do Prêmio ANPOF de teses e dissertações e a apresentação da nova diretoria da ANPOF.
Assista aos vídeos do XVII Encontro Nacional ANPOF
Abertura da Exposição: O Homem e o Rio
Apresentação de Dança: Índios Xokó de Sergipe (Dançando o Toré)
Grupo Parafusos de Lagarto Sergipe
Solenidade de Abertura do XVII Encontro Nacional ANPOF, com apresentação do Grupo Renantique
Local: Teatro Tobias Barreto
Sotaques, linhas de pesquisa e idiomas diferentes circularam pelo pátio do Museu da Gente Sergipana em Aracaju na noite de quarta-feira, 19, durante o lançamento de 111 livros dos participantes do XVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). A abertura do evento ficou por conta da quadrilha Unidos em Asa Branca, grupo folclórico de reisado, uma manifestação cultural nordestina, que foi descrita pelos membros durante a apresentação como uma dança que mistura o sagrado e o profano.
Bruna Frascolla, da Universidade Federal da Bahia, traduziu um dos livros lançados na noite e diz ter achado interessante o fato de haver entre o público, pessoas que não eram da área de filosofia, mas que puderam entrar em contato com esse universo e eventualmente compraram o livro. “Mostra como todo mundo é igual e diferente ao mesmo tempo, quer dizer que as diferenças regionais acabam não importando aqui”, disse ela sobre o encontro.
Pauta: Discussão sobre a criação da Associação de Filosofia Medieval no Brasil.
A reunião é aberta a todos os participantes.
Data: 20/10 (Quinta-feira )
Horário: 12h
Local: Sala 10
A Comissão Eleitoral do XVII Encontro Nacional da Anpof, composta por Juvenal Savian Filho (UNIFESP), Sílvia Faustino Assis Saes (UFBA) e Telma Birchal (UFMG), reuniu-se às 10h do dia 19 de outubro de 2016 e homologou a inscrição das duas chapas para concorrer à eleição da Diretoria da Anpof 2017-2018. A Chapa encabeçada por Adriano Naves Brito (UNISINOS) foi designada como Chapa 1 em função do horário em que fez sua inscrição (16h10min). A chapa encabeçada por Adriano Correia Silva (UFG) foi designada como Chapa 2 (horário de inscrição: 16h33min).
Foto: Roberta Santana
A cerimônia de abertura do XVII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia) reuniu pesquisadores de todo o país no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, no dia 17 de outubro. O encontro é o maior da área na América Latina e acontece pela terceira vez no Nordeste. As edições anteriores na região ocorreram em Salvador nos anos de 2004 e 2006. Ao todo, a organização aguarda mais de 2.500 pessoas nos cinco dias do evento.
O grupo de música medieval Renantique foi o responsável por recepcionar a comunidade filosófica. Logo após, o coordenador da comissão local, o professor Antônio Carlos dos Santos, realizou uma leitura do Canto IX da Odisseia. Antônio Carlos desejou boas-vindas aos congressistas e reforçou a participação tanto nas atividades acadêmicas na Cidade Universitária quanto nas atividades culturais que ocorrem em Aracaju. O encontro, disse ele, permite aos alunos e professores sergipanos dialogar com grandes pensadores do país e conviver com “bibliografias vivas”.
O grupo de música antiga Renantique se apresentou na cerimônia de abertura do Encontro Nacional da Anpof, realizada no Teatro Tobias Barreto, na noite desta segunda,17.
Foto: John Soares
Data: dia 20/10 (Quinta-feira)
Horário: 17h30 às 18h30
Local: sala 10
Data: 19.10 | Quarta-Feira
Horário: 10h20 às 12h20
Local: sala 12
Foto: Lucivânia Santos
A diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) realizou, no início da tarde desta sexta-feira, 21, a cerimônia de encerramento do XVII Encontro Nacional, que acontece há 32 anos. Compuseram a mesa o coordenador local do evento,
Foto: John Soares
Na tarde desta quinta-feira, 20, foi realizado no auditório 2, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o processo eleitoral que escolheu a nova diretoria da ANPOF para coordenar o biênio 2017-2018. A Chapa 2, presidida pelo professor Adriano Correia Silva da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi eleita com 26 votos. Por sua vez, a Chapa 1 recebeu 19 votos, enquanto uma pessoa se absteve.
No final da tarde da quinta-feira, 20, penúltimo dia do XVII Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), aconteceu a conferência “A Enciclopédia: a Suma da Razão”, organizada pelo professor do departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Antônio Carlos dos Santos, e proferida pelos docentes de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), Maria das Graças de Souza, Pedro Paulo Pimenta e Pedro Fernandes Galé; este último, a pedido do professor Luiz Fernando Batista Franklin de Matos, que o substituiu e declamou um texto de sua autoria.
De acordo com Santos, o objetivo da mesa é homenagear a professora Maria das Graças e o trabalho extremamente importante que foi o projeto de tradução dos verbetes da Encyclopédie, ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers. “Ao meu ver, a edição desses volumes é um marco nos estudos do século XVIII no Brasil”, enfatiza.
Foto: Lucivânia dos Santos
Professora Carolina Araújo lança campanha “Quantas Filósofas?” na Anpof
Na terça-feira, 18, a professora Carolina Araújo do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou a campanha “Quantas Filósofas?” no XVII Encontro Nacional da Anpof (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). O objetivo da campanha é exigir da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a computação e divulgação em tempo real dos dados sobre gênero nas funções dos programas de pós-graduação em Filosofia no país.
Na manhã desta quarta-feira, 19, ocorreu no auditório 2, da didática 5, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) uma conferência com Lúcia Santaella, professora da PUC. Com o tema “Contribuições do pragmatismo para os desafios éticos contemporâneos”, a conferência é mais uma das discussões do grupo de trabalho (GT) de semiótica e pragmatismo.
“Falar em ética é um grande desafio da contemporaneidade, e que respostas nós temos para isso? Então, eu vou discutir a contribuição da ética peirceana e comparar com a ética a Gambin para ver se a gente encontra algum caminho que seja coerente e digno como intelectuais e como educadores”, afirmou a professora antes de iniciar a conferência.
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório 1, a mesa redonda com os professores Alfredo Storck (UFRGS), Fernando Costa Matos (UFABC) e Ivan Domingues (UFMG). A mesa faz parte do XVII Encontro Nacional da ANPOF e teve como finalidade tratar do perfil e avaliação da produção de livros de Filosofia.
Para o professor Ivan Domingues, a temática da mesa é importante por refletir sobre as publicações escritas no Brasil, que estão seguindo a tendência mundial, em que os livros da área são na maioria escritos na língua inglesa. Segundo ele, essa tendência permite que os livros brasileiros ganhem visibilidade internacional.
Na tarde da última terça-feira, 18, segundo dia do XVII Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), aconteceu a conferência “Democracia: Estado de Direito, Estado de Exceção e a Constituição de 1988”, no auditório da Didática 5, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de São Cristóvão.
Em sua fala, o professor de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Adriano Correia Silva, que desenvolve estudos na área de filosofia política e ética, fez algumas provocações ao introduzir seu primeiro tópico. O professor afirma ter a impressão de que o diagnóstico feito pela filósofa política alemã Hannah Arendt sobre a facilidade da ascensão do totalitarismo indica um problema que pode não ser familiar e que, segundo ele, tem a ver com a natureza da operação da democracia.
Ocorreu na noite de terça, 18, no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, a abertura exposição “O Homem e o Rio”. O evento contou com a participação dos índios Xokó de Sergipe que, na ocasião, apresentaram o Toré, uma dança circular tradicional dos povos indígenas do Brasil. A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 12 de novembro.
A exposição traz 18 imagens do rio São Francisco e, em especial, de duas comunidades ribeirinhas: a Comunidade Indígena Xokó, habitante primeiro das terras da Caiçara, situada às margens do rio São Francisco no município de Porto da Folha/SE; e a Comunidade Quilombola da Resina, localizada no delta do rio São Francisco no município de Brejo Grande/SE. Além disso, a exposição conta com textos de pensadores e depoimentos de membros das comunidades em tela, que analisam as relações históricas e atuais existentes entres as comunidades e o ambiente em que vivem.
Com o tema “Estado, Sociedade e Representação Política”, os professores de Filosofia Nythamar de Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e Yara Frateschi, da Universidade de Campinas (Unicamp), debateram, na tarde da última quarta-feira, 19, a representação política à luz da atual conjuntura política brasileira. Esta é a segunda de três conferências que buscam debater e entender, a partir de uma emersão no arsenal histórico e teórico, o Estado e a democracia brasileira inseridos no momento que o país enfrenta, seja na política, na economia ou no social.
Foto: Felipe Goettenauer
No auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nesta terça-feira, 18, teve início o 2º “Encontro ANPOF Ensino Médio”, que reúne professores de filosofia da área. O encontro está sendo promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em seu XVII Encontro Nacional, sediado, este ano, na cidade de Aracaju, Sergipe.
Na primeira manhã de Encontro, os participantes puderam ouvir e debater sobre “A ética e a moral da sala de aula para a prática”, tema ministrado pela professora capixaba Joselaine da Ressurreição Perim. A mesma trouxe em seu discurso experiências sobre o trabalho com os alunos do Ensino Médio no interior do Espírito Santo.
A programação das eleições começará na tarde desta quarta-feira, 19, com a realização do debate, às 17h, no auditório da Reitoria, entre as duas chapas concorrentes. A chapa 1 é encabeçada pelo professor Adriano Naves de Brito, docente da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), enquanto a chapa 2 é capitaneada pelo professor Adriano Correia Silva, docente da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A comissão eleitoral é composta por Juvenal Savian Filho, presidente e professor da UNIFESP, Silvia Faustino Assis Saes, professora da UFBA e por Telma Birchal, docente da UFMG.
Segundo a comissão, o debate terá uma hora e trinta minutos de duração. Algumas regras em relação ao tempo de apresentação de cada chapa e às perguntas que poderão ser proferidas serão definidas minutos antes do início do debate com os representantes de cada chapa.
Na manhã dessa terça-feira, 18, foram iniciados os minicursos do XVII Encontro da Associação Nacional de Pós- Graduação em Filosofia (ANPOF) sobre variados temas, entre eles: "As paixões e a política", "Princípios bioéticos e edição do genoma humano", "A questão técnica no pensamento de Jurgen Habermas: ressonâncias teórico-conceituais","A recepção da filosofia de Nietzsche no Brasil".
Foto: Fagner Honorato
A Feira do Livro é um dos eventos que compõem o XVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), iniciado na última segunda-feira, 17, e que ocorrerá até a próxima sexta-feira, 21, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de São Cristóvão. Instalada no Centro de Vivência da UFS, a feira reúne cinco editoras, que dispõem de aproximadamente 2.900 livros sobre diversos assuntos, a venda com 50% de desconto para os participantes da ANPOF.
Dentre as editoras participantes da Feira estão: Editora Vozes, Phi, Paulus, Edusp e Discurso Editorial. A Escariz, editora sergipana, também está com um stand no local, com cerca de 50 exemplares sobre filosofia. Além dos stands instalados no Centro de Vivência, também faz parte da Feira do Livro o lançamento de mais de 100 livros de participantes do Encontro da ANPOF, que ocorrerá na quarta-feira, 19, no Museu da Gente Sergipana, a partir das 20hs.
Foto: Felipe Goettenauer
CREDENCIAMENTO
O credenciamento ocorrerá das 8h às 18h no campus São Cristóvão da UFS que fica no seguinte endereço:
Cidade Univ. Prof. José Aloísio de Campos
Av. Marechal Rondon, s/n, Jd. Rosa Elze
São Cristóvão/SE
TRANSPORTE
A partir de hoje (18), os ônibus circularão das 7h às 17h em dois trajetos distintos partindo da Orla em direção à UFS com intervalo de 15 minutos das 7h às 10h e de 30 minutos das 10h às 17h.
Das 17h às 18h30 os ônibus retornarão pelo mesmo trajeto sempre passando pelos seguintes pontos:
1) Hotel Mercure;
2) Via Mar Praia Hotel;
3) Pousada Águas Marinhas;
4) Delegacia do Turista.
No credenciamento haverá uma tabela com o trajeto detalhado dos ônibus. Veja a tabela aqui
Confira o mapa das didáticas V e VI onde estão concentradas as atividades do Encontro Nacional da Anpof.
Hoje (17), às 20h, no Teatro Tobias Barreto acontecerá a Solenidade de Abertura da ANPOF. Os participantes terão a oportunidade de assistir à apresentação do renomado grupo de músicas medieval e renascentista de Sergipe, o Grupo Ranantique.
Os mesmos ônibus farão o trajeto inverso a partir das 21h30 até o final da abertura.
Data: 18/10 - Terça
Horário: 9h00 às 11h00
Local: sala 62
Participam da Assembléia os Coordenadores de Programas de Pós-Graduação filiados à ANPOF