You have 0 articles to compare. Do you want to see compare view now?


Compare
APRESENTAÇÃO

Com a criação em 2002 do Grupo de Trabalho Filosofia e Psicanálise, vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), sob a coordenação de Vincenzo di Matteo (UFPE), essa área de pesquisa recebeu um significativo impulso ao congregar os pesquisadores de diversas instituições em várias regiões do país. Ciente de seu papel congregante, em 2004 o GT decidiu realizar congressos bianuais intercalados com os Encontros da ANPOF.

Assim, em 2005, realizou-se o I Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise na PUC de São Paulo sob a coordenação de Leopoldo Fulgencio com promoção do Grupo de Trabalho Filosofia e Psicanálise da ANPOF e do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Práticas Psicoterápicas (GFPP) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP. A ampla participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros redundou na publicação de dois números especiais da Revista Natureza Humana (ISSN 1517-2430) com textos integrais tanto das conferências quanto de comunicações.

Em 2007, teve lugar o II Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, organizado pela UFSCar com a coordenação de Richard Theisen Simanke. Da realização resultou, além do caderno de resumos, a publicação da coletânea “Filosofia da Psicanálise: autores, diálogos, problemas”, São Carlos, Edufscar, 2010, (ISBN 978-85-7600-211-6).

Em 2009, a PUC-PR promoveu o III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise juntamente com o VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea, sob a coordenação de Francisco Verardi Bocca. Além do Caderno de Resumos (ISSN 2176-3968), uma seleção com textos integrais das apresentações foi publicada na Revista de Filosofia Aurora (ISSN 0104-4443, elSSN 1980-5934).

Sob a coordenação de Carlota Ibertis, a quarta edição do CIFP foi realizada na cidade de Salvador pela UFBA, com a participação da UFRB e da UEFS. A divulgação on-line dos resumos (Livro de resumos – ISBN: 978-85-60667-79-6) procurou oferecer condições de maximizar o aproveitamento das apresentações e discussões teóricas.

FaLang translation system by Faboba

Grupos de Trabalho