AGENDA ANPOF
  • Dia mundial da filosofia: a sua necessidade diante de um tempo cheio de perigos e esperanças 

    Neste dia 16 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Filosofia da UNESCO. Apresentamos, neste dia, três textos que reforçam a importância da Filosofia em nosso mundo e também os desafios contemporâneos. O primeiro texto é uma carta do Ex-Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Federico Mayor, no qual ele indica a importância do papel da Filosofia para compreender o presente e construir a sociedade do amanhã. Através de seu patrimônio mundial, de sua capacidade educacional de formar seres capazes de julgarem por si e nutrindo a esperança de sermos livres.

    LEIA MAIS

  • NOTA EM APOIO À VINDA DE JUDITH BUTLER AO BRASIL

    A filósofa Judith Butler é doutora em Filosofia pela Universidade de Yale, professora na Universidade da Califórnia, Berkeley, onde leciona no Departamento de Literatura Comparada e no Programa de Teoria Crítica. É autora de 15 livros, dos quais seis traduzidos no Brasil por diferentes editoras. Butler é uma das convidadas do colóquio “Os fins da democracia - Estratégias Populistas, Ceticismo sobre a Democracia e a Busca por Soberania Popular”, promoção conjunta entre Berkeley e a USP, no qual estão previstas as participações de outros tantos professores oriundos de diferentes universidades, como Humboldt Universität, Boğaziçi University, Université de Paris VII, Universidade de Buenos Aires etc.

    LEIA MAIS

  • ANPOF EM MOVIMENTO - A OFENSIVA CONTRA A ARTE NO BRASIL

    Rodrigo Duarte, professor doutor da Faculdade de Filosofia da UFMG e membro do GT de Estética é nosso convidado desta semana na coluna Anpof em Movimento. Nas últimas semanas, presenciamos no Brasil censura a seis manifestações artísticas, com destaque para a exposição Queer em Porto Alegre e o 35º Panorama de Arte Brasileira, no MAM, na qual havia um homem nu. Neste vídeo, ele comenta sobre este tema.

    LEIA MAIS

  • Condolências pelo Falecimento do Professor Porchat - GT de Filosofia da Ciência

    O grupo do GT de Filosofia da ciência manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do professor Oswaldo Porchat, mestre  muito querido por todos nós e personalidade importantíssima no desenvolvimento da Filosofia no Brasil por meio de seus livros, artigos e atividade docente. Expressamos também nossa solidariedade aos familiares e amigos.

    GT de Filosofia da ciência

    Prof Jorge Alberto Molina
    Presidente do GT de Filosofia da ciência
  • ANPOF EM MOVIMENTO - PROF. DR. ERNANI CHAVES DISCUTE INTERNACIONALIZAÇÃO

    O convidado de nossa coluna audiovisual desta semana é o professor Dr. Ernani Chaves (UFPA). Ele é professor Titular da faculdade de Filosofia da UFPA, Pesquisador 1C do CNPQ, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ambos na UFPA. Neste vídeo, ele dá continuidade ao debate sobre internacionalização e reforça a importância do papel das instituições para que a cooperação ocorra.

    Leia mais
     

     

  • COLUNA ANPOF

    A Coluna ANPOF é um espaço de reflexão e debate sobre temas candentes para a nossa comunidade, tanto no que concerne ao nosso próprio fazer filosófico quanto a questões outras de interesse geral da comunidade. A Coluna está sob a coordenação editorial da diretoria de comunicação da ANPOF. Os autores publicados são pesquisadores convidados pela equipe coordenadora. É também possível enviar contribuições para nosso endereço eletrônico (diretoria@anpof.org.br). Uma vez submetidos, os textos serão avaliados e poderão ser publicados ou não, conforme juízo da equipe coordenadora.

     Veja todos os posts

CLIPPING ANPOF
03 COLUNA
BANNER FORUM-HOME3
 
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

COLEÇÃO XVI ENCONTRO ANPOF (APRESENTAÇÃO)

Apresentação
A publicação dos 24 volumes da Coleção XVI Encontro Nacional ANPOF tem por finalidade oferecer o acesso a parte dos trabalhos apresentados em nosso XVI Encontro Nacional, realizado em Campos do Jordão entre 27 e 31 de outubro de 2014. Historicamente, os encontros da ANPOF costumam reunir parte expressiva da comunidade de pesquisadores em filosofia do país; somente em sua última edição, foi registrada a participação de mais de 2300 pesquisadores, dentre eles cerca de 70% dos docentes credenciados em Programas de Pós-Graduação. Em decorrência deste perfil plural e vigoroso, tem-se possibilitado um acompanhamento contínuo do perfil da pesquisa e da produção em filosofia no Brasil.

As publicações da ANPOF, que tiveram início em 2013, por ocasião do XV Encontro Nacional, garantem o registro de parte dos trabalhos apresentados por meio de conferências e grupos de trabalho, e promovem a ampliação do diálogo entre pesquisadores do país, processo este que tem sido repetidamente apontado como condição ao aprimoramento da produção acadêmica brasileira.

É importante ressaltar que o processo de avaliação das produções publicadas nesses volumes se estruturou em duas etapas. Em primeiro lugar, foi realizada a avaliação dos trabalhos submetidos ao XVI Encontro Nacional da ANPOF, por meio de seu Comitê Científico, composto pelos Coordenadores de GTs e de Programas de Pós-Graduação filiados, e pela diretoria da ANPOF. Após o término do evento, procedeu-se uma nova chamada de trabalhos, restrita aos pesquisadores que efetivamente se apresentaram no encontro. Nesta etapa, os textos foram avaliados pelo Comitê Científico da Coleção ANPOF XVI Encontro Nacional. Os trabalhos aqui publicados foram aprovados nessas duas etapas. A revisão final dos textos foi de responsabilidade dos autores.

A Coleção se estrutura em volumes temáticos que contaram, em sua organização, com a colaboração dos Coordenadores de GTs que participaram da avaliação dos trabalhos publicados. A organização temática não tinha por objetivo agregar os trabalhos dos diferentes GTs. Esses trabalhos foram mantidos juntos sempre que possível, mas com frequência privilegiou-se evitar a fragmentação das publicações e garantir ao leitor um material com uma unidade mais clara e relevante.

Esse trabalho não teria sido possível sem a contínua e qualificada colaboração dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Filosofia, dos Coordenadores de GTs e da equipe de apoio da ANPOF, em particular de Fernando L. de Aquino e de Daniela Gonçalves, a quem reiteramos nosso reconhecimento e agradecimento.

Diretoria da ANPOF

 

Títulos da Coleção ANPOF XVI Encontro

Estética e Arte

Ética e Filosofia Política

Ética e Política Contemporânea

Fenomenologia, Religião e Psicanálise

Filosofia da Ciência e da Natureza

Filosofia da Linguagem e da Lógica

Filosofia do Renascimento e Século XVII

Filosofia do Século XVIII

Filosofia e Ensinar Filosofia

Filosofia Francesa Contemporânea

Filosofia Grega e Helenística

Filosofia Medieval

Filosofia Política Contemporânea

Filosofias da Diferença

Hegel

Heidegger

Justiça e Direito

Kant

Marx e Marxismo

Nietzsche

Platão

Pragmatismo, Filosofia Analítica e Filosofia da Mente

Temas de Filosofia

Teoria Crítica

FaLang translation system by Faboba