MODULO ACONTECE
 
  • Anpof participa de reunião no Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas no CNPq

    No dia 07 de março de 2017 o professor Adriano Correia participou, representando a Anpof, de reunião do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA) com a diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais (DEHS), Profa. Adriana Maria Tonini. Esta reunião deu sequência a outra do Fórum realizada no dia 11 de novembro de 2016 com o presidente do CNPq, o Prof. Mario Neto Borges.

    Leia mais

    Anpof participa de reunião do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas no CNPq

  • Professor da FE/USP relata violência policial durante a última reunião do Conselho Universitário


    Na última terça-feira (7/3) a reunião do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) tornou-se um palco de violência policial. A reunião teve como principal ponto de pauta a criação de um teto de gastos com salários de funcionários. O assunto, claro, se tornou motivo de manifestação de estudantes e professores. A reunião estava prevista para começar às 14 horas. Às 15h30 policiais militares começaram a dispersar o grupo com bombas de efeito moral.

    Leia mais

  • 8 de Março

    Convocatória para a Marcha Internacional das Mulheres

    Neste ano, no dia 8 de março, mulheres no Brasil e em outras partes do mundo preparam uma grande mobilização para protestar contra o avanço do conservadorismo. Será um dia de marcha contra a misoginia, o machismo e todas as formas de violência de gênero, como o estupro, a violência doméstica, o racismo, a transfobia e a lesbofobia. No Brasil, a marcha também será contra o golpe e as perdas de direitos constitucionais, contra a MP do ensino médio, as reformas da previdência e trabalhista, os congelamentos dos gastos públicos em saúde e educação.

  • NOTA DE REPÚDIO

    A ANPOF (biênio 2017-2018) vem à público manifestar nota de repúdio às declarações do juiz Ives Gandra Filho sobre a filósofa Edith Stein.

    Leia mais

  • Nota da ANPOF sobre a situação da UERJ

     
    A Direção da ANPOF manifesta a sua profunda preocupação com a situação dramática na qual se encontra a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Neste momento, a Universidade corre o risco de fechar suas portas por estar em condições precárias de funcionamento devido à suspensão do repasse de verbas devido pelo Estado. Além disso, seus servidores, técnicos e professores, encontram-se em uma situação de extrema dificuldade por causa dos atrasos e parcelamento dos salários que vêm ocorrendo há mais de um ano.
     
  • Petição Pública

    "Nós, servidores da UERJ e demais membros da sociedade civil em seus diversos segmentos, denunciamos, com profunda indignação, a dramática situação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e solicitamos ao poder público que assuma o compromisso com o pleno funcionamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro."

    ANPOF apoia petição em favor da UERJ

    ANPOF Gestão 2017-2018

  •  Sobre as manifestações de docentes e discentes

    No contexto atual de ocupações e paralizações nas universidades brasileiras, a ANPOF, em consonância com a Carta de Aracaju, em que manifesta sua oposição às iniciativas do Governo Federal de reforma do ensino através de MP e de corte de verbas da educação, passa a publicar as manifestações e posicionamentos de coletivos de estudantes e docentes ligados a programas e departamentos de filosofia sobre esses temas.

    ANPOF
    Gestão 2014-2016

    Leia mais

     

     

  • Carta de Sergipe

    Sobre o desmonte da educação e o corte de verbas para a pesquisa e a democracia no Brasil

    A comunidade filosófica brasileira, reunida em Aracaju por ocasião do XVII Encontroda Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF, vem a público repudiar o modo autoritário e avesso ao diálogo como têm sido tratadas as questões atinentes à Educação e à Pesquisa no Brasil.

    Continue lendo...



  • COLUNA ANPOF

    A Coluna ANPOF foi proposta inicialmente como experiência, pois dependia do reconhecimento e adesão da comunidade. Como esse reconhecimento e adesão foram manifestados, estamos estruturando a Coluna para que continue até dezembro de 2016, quando termina o mandato da atual diretoria. Veja os textos já publicados:

    Veja todos os posts

  • AGENDA

    DATA DE INÍCIO : 28 Mar 2017 > Ocorrerá em 1 dias (Último dia)

    DATA DE INÍCIO : 28 Mar 2017 > Ocorrerá em 1 dias (Último dia)
    LOCAL : FFLCH - USP

    DATA DE INÍCIO : 28 Mar 2017 > Ocorrerá em 1 dias (Último dia)

    DATA DE INÍCIO : 29 Mar 2017 > Ocorrerá em 2 dias
    LOCAL : Unicamp - IFCH

    DATA DE INÍCIO : 30 Mar 2017 > Ocorrerá em 3 dias

    DATA DE INÍCIO : 01 Abr 2017 > Ocorrerá em 5 dias

    DATA DE INÍCIO : 03 Abr 2017 > Ocorrerá em 7 dias
    LOCAL : Campus Fátima da Universidade Estadual do Ceará - UECE na cidade de Fortaleza (Ceará).

    DATA DE INÍCIO : 19 Abr 2017 > Ocorrerá em 23 dias
    LOCAL : Salvador, Brasil

    DATA DE INÍCIO : 24 Abr 2017 > Ocorrerá em 28 dias
    LOCAL : PUC-SP – Campus Monte Alegre – São Paulo – SP – Brasil

    DATA DE INÍCIO : 24 Abr 2017 > Ocorrerá em 28 dias


03 COLUNA
ANPOFXVII Encontro Botao 400
AGENDA ANPOF
BANNER FORUM-HOME3
 
msc-gt

COLEÇÃO XVI ENCONTRO ANPOF (APRESENTAÇÃO)

Apresentação
A publicação dos 24 volumes da Coleção XVI Encontro Nacional ANPOF tem por finalidade oferecer o acesso a parte dos trabalhos apresentados em nosso XVI Encontro Nacional, realizado em Campos do Jordão entre 27 e 31 de outubro de 2014. Historicamente, os encontros da ANPOF costumam reunir parte expressiva da comunidade de pesquisadores em filosofia do país; somente em sua última edição, foi registrada a participação de mais de 2300 pesquisadores, dentre eles cerca de 70% dos docentes credenciados em Programas de Pós-Graduação. Em decorrência deste perfil plural e vigoroso, tem-se possibilitado um acompanhamento contínuo do perfil da pesquisa e da produção em filosofia no Brasil.

As publicações da ANPOF, que tiveram início em 2013, por ocasião do XV Encontro Nacional, garantem o registro de parte dos trabalhos apresentados por meio de conferências e grupos de trabalho, e promovem a ampliação do diálogo entre pesquisadores do país, processo este que tem sido repetidamente apontado como condição ao aprimoramento da produção acadêmica brasileira.

É importante ressaltar que o processo de avaliação das produções publicadas nesses volumes se estruturou em duas etapas. Em primeiro lugar, foi realizada a avaliação dos trabalhos submetidos ao XVI Encontro Nacional da ANPOF, por meio de seu Comitê Científico, composto pelos Coordenadores de GTs e de Programas de Pós-Graduação filiados, e pela diretoria da ANPOF. Após o término do evento, procedeu-se uma nova chamada de trabalhos, restrita aos pesquisadores que efetivamente se apresentaram no encontro. Nesta etapa, os textos foram avaliados pelo Comitê Científico da Coleção ANPOF XVI Encontro Nacional. Os trabalhos aqui publicados foram aprovados nessas duas etapas. A revisão final dos textos foi de responsabilidade dos autores.

A Coleção se estrutura em volumes temáticos que contaram, em sua organização, com a colaboração dos Coordenadores de GTs que participaram da avaliação dos trabalhos publicados. A organização temática não tinha por objetivo agregar os trabalhos dos diferentes GTs. Esses trabalhos foram mantidos juntos sempre que possível, mas com frequência privilegiou-se evitar a fragmentação das publicações e garantir ao leitor um material com uma unidade mais clara e relevante.

Esse trabalho não teria sido possível sem a contínua e qualificada colaboração dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Filosofia, dos Coordenadores de GTs e da equipe de apoio da ANPOF, em particular de Fernando L. de Aquino e de Daniela Gonçalves, a quem reiteramos nosso reconhecimento e agradecimento.

Diretoria da ANPOF

 

Títulos da Coleção ANPOF XVI Encontro

Estética e Arte

Ética e Filosofia Política

Ética e Política Contemporânea

Fenomenologia, Religião e Psicanálise

Filosofia da Ciência e da Natureza

Filosofia da Linguagem e da Lógica

Filosofia do Renascimento e Século XVII

Filosofia do Século XVIII

Filosofia e Ensinar Filosofia

Filosofia Francesa Contemporânea

Filosofia Grega e Helenística

Filosofia Medieval

Filosofia Política Contemporânea

Filosofias da Diferença

Hegel

Heidegger

Justiça e Direito

Kant

Marx e Marxismo

Nietzsche

Platão

Pragmatismo, Filosofia Analítica e Filosofia da Mente

Temas de Filosofia

Teoria Crítica

FaLang translation system by Faboba