Chamada para publicação - Revista Temporalidades

Chamada para o Dossiê Temático "Para além das fronteiras: histórias transnacionais, conectadas, cruzadas e comparadas", com prazo para envio dos trabalhos até o dia 15/07/2016. Além disso, convidamos todos a colaborarem com artigos livres, resenhas e transcrições comentadas.

Para além das fronteiras: histórias transnacionais, conectadas, cruzadas e comparadas
Após o fim da Segunda Guerra Mundial o processo de desenvolvimento capitalista conheceu uma nova fase, profundamente marcada pela grande da circulação do capital, expansão das empresas multinacionais e progressiva integração dos mercados de trabalho, mas, também, pelo trânsito de pessoas, informações e bens. Estas experiências foram potencializadas pelos avanços da tecnologia, das telecomunicações e meios de transporte, cuja fluidez se intensificou já em fins do século XX.
A globalização suscitou o levantamento de novas questões nas Ciências Sociais e na Historiografia, as quais passaram a se preocupar com metodologias que dessem conta de uma história-mundo, assumindo uma abordagem que se distanciasse de um viés totalizante. Para isso, os pesquisadores deveriam partir da variação de escalas e focos de análise. Os historiadores, por exemplo, se debruçaram sobre a temática das relações, interações e circulações de pessoas, objetos e ideias para além de fronteiras nacionais/regionais, não somente para analisar a história contemporânea como, também, para os processos históricos referentes ao mundo moderno. Os pesquisadores elencaram como objeto de pesquisas as migrações, exílios, diásporas, deslocamentos de pessoas, criações de redes de sociabilidades, relações internacionais, intercâmbios comerciais, impérios ultramarinos, políticas imperialistas, processos de globalização e resistências aos mesmos, transformações da cultura material, processos de construções identitárias supranacionais, ocorrência de fenômenos análogos em sociedades distintas, circulações de livros, periódicos, artes, crenças, poder, mitos, ideologias, práticas sociais, dentre outros.
Na esteira da ampliação de olhares aqui apresentados, a Revista Temporalidades tem o prazer de divulgar a chamada do dossiê "Para além das fronteiras: histórias transnacionais, conectadas, cruzadas e comparadas", correspondente à edição n. 21, mai./ago. 2016. Aceitaremos trabalhos que reflitam sobre os conjuntos de laços, posições em rede, organizações sociais e experiências que atravessem os limites e fronteiras nacionais, através dos quais os indivíduos construíram e sustentaram múltiplas relações entre dois ou mais espaços. O dossiê se abre não apenas para aqueles que desejam pensar teórico-metodologicamente sobre o tema, mas, também para os que analisam estudos de casos que estabeleçam comparações, conexões, cruzamentos e rupturas entre os distintos espaços, além de refletir e problematizar as noções de fronteiras nos diversos períodos históricos, da antiguidade ao capitalismo tardio.
Além de artigos destinados ao dossiê, que deverão ser enviados até o dia 15/07/2016 a Temporalidades aceita artigos livres, resenhas e transcrições documentais comentadas em fluxo contínuo.

Conselho Editorial da Revista TemporalidadesSite: http://www.fafich.ufmg.br/temporalidades/revista/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/RevistaTemporalidades

Página no Twitter: https://twitter.com/revtemp







FaLang translation system by Faboba