Autonomia da Área de Filosofia na CAPES

Confirmada a separação das áreas de Filosofia e Teologia/Ciências da Religião na estrutura de avaliação da CAPES. Com isso se atende uma antiga reivindicação das duas áreas, pela qual todos temos lutado. Do ponto de vista da Filosofia, sobretudo, superamos a situação de heteronomia na avaliação da área em que pela primeira vez fomos colocados quando da indicação da atual Coordenação. É fundamental ressaltar que a situação criada pela CAPES em 2014 só não foi mais conflituosa graças à postura plural e transparente adotada pelo Prof. Flávio S. Ribeiro já desde antes de sua posse como Coordenador de Área.

A boa conclusão deste processo e a autonomia que se configura a partir de agora é resultado da clareza de posição que as duas áreas sempre mostraram e, sem dúvida, da contundência com a qual essa posição tem sido reiteradamente apresentada à Presidência e à Diretoria de Avaliação da CAPES.

Configura-se agora um contexto mais adequado à qualificação dos processos de avaliação tanto da Filosofia, quanto da Teologia/Ciências da Religião, que agora seguem caminhos próprios.
FaLang translation system by Faboba