28/08/2021

Filosofia e saúde: pensando a pandemia na época da insensatez

Pelos canais FDLM e Domus ASF no YouTube

Convidamos a todos para o lançamento do livro Filosofia e saúde: pensando a pandemia na época da insensatez, que acontecerá durante o II Seminário Internacional – Filosofia e Saúde que se realizará durante a IV Semana Acadêmica Dom Luciano Mendes e abordará o tema: “A saúde no mundo Antigo”, Faculdade de Filosofia Dom Luciano Mendes, em colaboração com a Domus ASF, nos dias 21 a 31 de agosto de 2021.

Entre a Medicina e a Filosofia sempre houve um profundo entrelaçamento desde os tempos antigos. Isso é demonstrado por todos os filósofos que ao longo dos séculos usaram metáforas médicas para expressarem suas meditações e por médicos que conduziam reflexões filosóficas – últimas e radicais – a partir da condição física e psicológica de seus pacientes. De fato, é incompleto estudar o corpo humano e atuar sobre ele sem olhar para o homem inteiro, inclusive para sua dimensão espiritual e axiológica como bem dizia Dom Luciano Mendes: “Não basta num corpo enfermo curar uma ferida apenas. São muitas as chagas. É preciso que nossa sociedade inteira encontre sua saúde axiológica – a reta ordenação dos valores – e consiga realizar as exigências da fraternidade, assegurando a todos as condições dignas de filhos de Deus” (D. Luciano Mendes).

Organizadores do livro: Edvaldo Antonio de Melo (FDLM) e Cristiane Pieterzack (Domus ASF) - Editora Fi, Porto Alegre, RS.

O livro está disponível gratuitamente para download em https://www.editorafi.com/184saude e pode também ser encomendado de modo impresso.