Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Os argumentos do cavalo branco e da imunidade de rebanho para crianças

Matheus Oliva da Costa

Pós-doutorando em Filosofia (USP)

21/09/2021 • Coluna ANPOF

É instigante como as mesmas estratégias argumentativas podem ser usadas pela humanidade em contextos muito distintos. No presente texto vamos mostrar como um argumento usado na antiguidade asiática foi usado em nosso contexto atual. No caso, um argumento falacioso, que busca confundir o ouvinte. Na China antiga, séculos de (…)

A Constelação Familiar: um engodo vindo do além mar?

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

16/09/2021 • Coluna ANPOF

A ciência se fez como braço decisivo do estado laico porque ela foi capaz de produzir um conhecimento cuja validade não precisa apelar a nenhuma entidade transcendental. Assim, mesmo que cientistas sejam religiosos, a prática que produzem nos laboratórios não pode ser religiosa e tem que guardar em algum ní (…)

Guerreiro Ramos: um desafio a nossa comunidade filosófica?

Igor Lucas Adorno Santos

Pós-graduando do PPGF-UFBA, membro do GT Poética Pragmática.

13/09/2021 • Coluna ANPOF

Alberto Guerreiro Ramos (1915-1982), filósofo e teórico social crítico brasileiro, nos adverte, em “Considerações sobre o Ser Nacional”[1], sobre o fenômeno da “desatualização” que acometeria a vida intelectual brasileira, no âmbito teórico e, principalmente, no & (…)

Por uma Utopia Ecofeminista

Tânia Kuhnen

Profa. UFOB

Daniela Rosendo

Doutora e pesquisadora de pós-doc (UFSC)

10/09/2021 • Coluna ANPOF

Ó donos do agrobiz, ó reis do agronegócio,  Ó produtores de alimento com veneno,  Vocês que aumentam todo ano sua posse,  E que poluem cada palmo de terreno,    E que possuem cada qual um latifúndio,  E que destratam e destroem o ambiente,  De cada mente de v (…)

Duas visões de 'mundo'

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

07/09/2021 • Coluna ANPOF

No mês em que se comemora a independência do Brasil, quando estamos também próximos a comemorar 200 anos de independência, povos originários de todas as etnias estão reunidos no planalto central para impedir que o Brasil adote o marco temporal da constituição de 1988 como determinante da proprie (…)

Onde estão os filósofos?

João Pedro Andrade de Campos

Doutorando em Filosofia pela UFG

01/09/2021 • Coluna ANPOF

Os leitores responder-me-iam à questão expressa no título deste texto, naturalmente, dizendo que, ora, os filósofos estão nos cursos de filosofia. Os que assim pensam, vejam bem, não estão equivocados. Porém, eu gostaria de insistir na questão inicial e associá-la a uma mais recorrente (…)

O médico, as crianças e o cozinheiro: uma denúncia platônica contra o absurdo de um tribunal de idiotas

Vicente Thiago Freire Brazil

Prof. da UECE

19/08/2021 • Coluna ANPOF

Na parte final do Górgias platônico, ali no ápice do debate com Cálicles (521d-e), depois de vaticinar prolepticamente a própria condenação pela injustiça de indivíduos perversos e em virtude da ignorância de juízes inaptos, Sócrates utiliza-se de uma incontornável a (…)

Três lembranças, que já estavam anotadas, e uma dedicatória recentemente compreendida

Bento Itamar Borges

Professor de Filosofia da UFU (aposentado)

05/08/2021 • Coluna ANPOF

O programa era de outro partido. Nosso Professor Ernildo Stein levou muito a sério o livro do Giannotti e até montou um curso na pós da “URGS” para analisarmos Trabalho e reflexão, ainda quentinho da gráfica. No fim do primeiro semestre de 1983, o autor uspiano deu o ar de sua graça no Instituto Goeth (…)

Lux in Tenebris: tributo a Roberto Romano (1946-2021)

Edmilson Menezes

Professor da Universidade Federal de Sergipe

05/08/2021 • Coluna ANPOF

O Prof. Roberto Romano deixou-nos aos 75 anos, no dia 22 de julho próximo passado. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, possuía Doutorado em Filosofia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), com tese defendida sob a orientação de Claude Lefort e intitulada Le signe et la (…)

Ao que responde o líder fascista? Uma pesquisa de Th. Adorno

Maurício Vieira Martins

Professor da UFF

30/07/2021 • Coluna ANPOF

Cresce no espaço público o debate sobre as razões que levam ao surgimento no mundo contemporâneo de lideranças com características regressivas muito evidentes. E que não se diga que trata-se de um fenômeno apenas brasileiro: ­­com diferenças nacionais sem dúvida marcantes, tamb&e (…)