Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Internacionalização na pesquisa acadêmica ? Precisamos discutir que internacionalização queremos (1)

03/12/2020 • Coluna ANPOF

“Há 34 anos (2) atrás quando entrei no curso de filosofia da UFRJ, a primeira coisa que os colegas me falaram era que tinha que ler os filósofos na sua língua original. Como eu havia começado a estudar Immanuel Kant, o natural fosse que me matriculasse no curso de alemão. No mestrado, regularmente em encont (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "A galinha d'Angola interroga a coruja de minerva"

30/11/2020 • Coluna ANPOF

Luís Ferrara (1) Hoje o terreiro tá cheio! É melhor colocar mais água no feijão e dar uma boa refogada na galinha.... Põe bastante alho, que o tempero tem que ficar bom. O pessoal do samba já tá chegando, a cerveja tá no ponto, acende a vela e derrama a cachaça pro santo que eu n&at (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Estética e Filosofia da Arte Africana e a Legitimidade das Pesquisas em Teorias Africanas"

26/11/2020 • Coluna ANPOF

Naiara Paula Eugenio                             Ladimi Oke (à direita) observa seu pai Gbetu Asude (à esquerda), trabalhando em uma figura em latão. Ilé-Ifè, Nigéria, 1971. Foto de Babatunde Law (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "O que podemos aprender com os quilombos"

24/11/2020 • Coluna ANPOF

Aline Cristina Oliveira do Carmo e Daniel de Souza Quilombos não são comunidades de escravos fugidos. Insistir no termo “escravo” é permanecer na narrativa de negação de nossa humanidade, de nossa liberdade. Fanon ensina que o processo colonial desumaniza não apenas colonizados, mas também c (…)

O futuro é ancestral

23/11/2020 • Coluna ANPOF

Katiúscia Ribeiro, mestra e doutoranda em Filosofia Africana pela UFRJ.   "Se você esquecer, não é proibido voltar atrás e reconstruir” Provérbio africano   A filosofia da ancestralidade está na confluência do pensamento contemporâneo sobre humanidade. No (…)

A EDUCAÇÃO COMO RECUSA DO SERVIR: UMA CRÍTICA À MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS

19/11/2020 • Coluna ANPOF

Willian Bento Barbosa. (Professor da SEED/PR - Doutorando em Filosofia pela UNIFES) Desde que o governo de Bolsonaro assumiu a presidência, junto ao elogio da ditadura, da censura e da tortura, do negacionismo científico e revisionismos da história, junto aos ataques às universidades, ele acenou à imposiç&atild (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "O que Zumbi e outrxs quilombistas têm a nos dizer?"

17/11/2020 • Coluna ANPOF

  Lorena Silva Oliveira doutoranda em Filosofia pelo PPGF-UFRJ. Pesquisadora associada ao NEAB-UFU   Leitoras e leitores, será que vocês já levantaram o seguinte problema: “Como a população negra brasileira sobrevive a tantas formas estatais de fazer morrer[1]?”. Pois bem, caso n&at (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Bubo Scandiacus: Representação Racial nos Programas de Pós-graduação em Filosofia"

12/11/2020 • Coluna ANPOF

Fernando de Sá Moreira (UFF) Que a coruja é conhecida como o animal da filosofia, todos sabemos. Porém, não me consta que a tradição tenha alguma vez escolhido uma espécie particular de coruja como seu símbolo. Em qualquer lugar ou tempo, a princípio, toda coruja poderia representar a filo (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Pode a Filosofia da Religião pensar a(s) Umbanda(s)?"

10/11/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dr. Fran de Oliveira Alavina (UFVJM) Por ocasião do dia nacional da Umbanda, em 15 de Novembro Dai força meu pai, Dai força... A pergunta-título deste texto pode parecer somente uma provocação teórica – com efeito, não deixa de se abrigar um pouco nesse aspecto –; contudo (…)

Coluna Anpof - Especial Mês da Consciência Negra "Filosofia Africana e Saberes Ancestrais Femininos: útero do mundo"

05/11/2020 • Coluna ANPOF

Profa. Dra. Adilbênia Freire Machado   Comparo a mulher à terra porque lá é o centro da vida. Da mulher emana a força mágica da criação. Ela é abrigo no período de gestação. É alimento no princípio de todas as vidas. Ela é prazer (…)