Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Manifesto Coletivo de Filósofas Negras

23/11/2021 • Coluna ANPOF

Somos um coletivo de mulheres negras filósofas. Nosso Coletivo é um espaço de compartilhamento e diálogo sobre nossas experiências pessoais, de ensino e pesquisa no campo da Filosofia. Dispondo da interseccionalidade como ferramenta analítica de investigação e práxis crítica, estamos co (…)

De(s)colonialidade e o cânone filosófico

Viviane Bagiotto Botton

Doutora em Filosofia (UNAM), pós-doutoranda em Filosofia (UERJ) e professora da Escola As Pensadoras

17/11/2021 • Coluna ANPOF

Antes de conceituar o que ficou conhecido há 40 anos como decolonialidade, e que muitos de nós preferem usar com “s”, descolonialidade, a fim de encontrar um modo mais condizente com nosso idioma português, é importante definir o que neste mesmo período conceituou-se como colonialidade. Trata-se de um sistema (…)

Racismo e o cânone filosófico

Leonardo Rennó

Pós-doutorando e professor colaborador (IFCH/Unicamp)

10/11/2021 • Coluna ANPOF

Assim como a história do pensamento ocidental é marcada por um processo deliberado e progressivo de silenciamento e ocultação das mulheres, assim também essa mesma história se constituiu por uma não menos violenta marcha de exclusão dos grupos humanos considerados ξ?νοι (xenoi), e (…)

Pobreza menstrual: um problema ético e uma luta política

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

Loiane Prado Verbicaro

Prof. UFPA

Juliana Machado

Mnda. UFPA

05/11/2021 • Coluna ANPOF

No último mês, foi sancionada no Brasil a lei 14.214/21, que instituiu o "Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual", uma lei proveniente de anos de luta de mulheres da sociedade civil para a inclusão dessa pauta na esfera pública. A sanção seria elogiáv (…)

Intelectuais negras e o uso da interseccionalidade

Laíssa Ferreira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp

03/11/2021 • Coluna ANPOF

A escolha por me tornar uma mulher negra intelectual tem sua origem em um sentimento de incômodo com o modo como a realidade se apresenta e como enfrentamos essa realidade. Isso significa que não posso escolher ser apenas uma intelectual, me fechar em meu escritório e desenvolver análises que nada tem a ver com os problemas que (…)

Filosofia, democracia e status quo: filosofar e ensinar a filosofar no Brasil hoje

Joana Tolentino

Doutora em filosofia pelo PPGF-UFRJ

29/10/2021 • Coluna ANPOF

O esforço deste breve escrito é pensar alguns elementos da difícil relação entre filosofia e status quo, nesse campo híbrido entre filosofia, políticas educacionais e estado, no tempo-espaço dos dias atuais, situado no Brasil, no contexto complexo que vivenciamos de país periférico col (…)

Manifesto Ecofilosófico

Dante Targa

Doutorando (UFSC)

29/10/2021 • Coluna ANPOF

Em meio ao sinistro cenário composto pelas notícias diárias sobre mudanças climáticas e o verdadeiro ecocídio atualmente em curso no Brasil o boletim especial da ANPOF sobre o Antropoceno, colapso ecológico e a filosofia (set.2021) foi um alento. Além de seu conteúdo, as excelentes reflex&oti (…)

Olimpíada de Filosofia do Rio de Janeiro, uma viagem!

Lara Sayão

Profa. (NEFI/UERJ - SEEDUC/RJ) e GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

Daniel Gaivota

Prof. (NEFI/UERJ - SEEDUC/RJ)

28/10/2021 • Coluna ANPOF

O que é uma olimpíada de filosofia? Pode a filosofia ser olímpica? Uma competição? Quais seus fundamentos, qual sua origem, a que se propõe, a quem interessa? Que contribuições pode trazer para o ensino de filosofia? O que é avaliado, mensurado? A retórica, a lógica, a estrutura (…)

Round 6 e o pacto social - entre desejo, proibição e realização

Luís Fernando Crespo

Prof. Dr. (USF)

27/10/2021 • Coluna ANPOF

Round 6 é uma série coreana que tem ganhado os telespectadores, pelo menos no Brasil, nas últimas semanas. Imagine um jogo cujos jogadores podem ganhar grande quantia, conforme passam nas fases – é uma promessa e um desejo aguçado pela exposição do grande número de notas que caem em uma esfera (…)

Necessidade da vacina antropofágica

Rodrigo Ornelas

Doutor em Filosofia e membro do GT Poética Pragmática (UFBA)

25/10/2021 • Coluna ANPOF

Este é o primeiro artigo de uma pequena série que publicarei aqui na esteira das celebrações do centenário da nossa Semana de Arte Moderna. A chamada Semana de 1922 é, antes de tudo, um marco; é antes uma referência simbólica do que um evento histórico a ser, por exemplo, exageradamente (…)