Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Ao que responde o líder fascista? Uma pesquisa de Th. Adorno

Maurício Vieira Martins

Professor da UFF

30/07/2021 • Coluna ANPOF

Cresce no espaço público o debate sobre as razões que levam ao surgimento no mundo contemporâneo de lideranças com características regressivas muito evidentes. E que não se diga que trata-se de um fenômeno apenas brasileiro: ­­com diferenças nacionais sem dúvida marcantes, tamb&e (…)

A falácia da distorção da realidade na CPI da Pandemia

Matheus Oliva da Costa

Pós-doutorando em Filosofia (USP)

28/07/2021 • Coluna ANPOF

Assistimos neste ano de 2021 a uma Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Pandemia[1], criada para investigar de quem é a responsabilidade pela ineficiência governamental brasileira para lidar com a tragédia de mais de meio milhão de mortos pela pandemia de COVID-19. A ideia de verificar as causas desse probl (…)

Ciência, negacionismo e pós-verdade

Wendel de Holanda P. Campello

Doutor em Filosofia (UFMG)

21/07/2021 • Coluna ANPOF

O problema destas discussões na web, que travam uma verdadeira cruzada contra o negacionismo científico, é que entre aqueles que retroalimentam crenças anticientíficas, nem sempre parece estar tão claro e inteiramente em jogo destituir a ciência do papel que ocupa em nossa sociedade. Grupos negacionistas fr (…)

O direito de matar

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

19/07/2021 • Coluna ANPOF

Quando viajou pela América do Sul, incluindo o Brasil, em 1949, Albert Camus apresentou uma conferência cujo título é ao mesmo tempo dramático e contundente: O tempo dos assassinos. Considerado como uma espécie de trabalho preparatório do que seria, posteriormente, o agora sexagenário  (…)

Por que o bolsonarismo é um resíduo ideológico da ditadura militar?

Claudinei Luis Chitolina

Doutor em Filosofia pela Unicamp e professor de Filosofia da Unespar - PR.

19/07/2021 • Coluna ANPOF

À primeira vista, democracia e autoritarismo são termos irreconciliáveis ou incompatíveis. Entretanto, nossa história parece reconciliar e abrigar esta contradictio in terminis sem que notemos que a verdadeira liberdade política pressupõe a igualdade econ&o (…)

Quando as estátuas caem

Mateus Raynner André de Souza

Mndo. PPG em Metafísica da UnB

08/07/2021 • Coluna ANPOF

Na cidade Minneapolis, Minnesota, Estados-Unidos da América, no dia 25 de maio de 2020, imagens colhidas de uma ação policial em que é visto o sufocamento de um homem negro de 40 anos, George Floyd, por policiais brancos ganharam o mundo. Nas filmagens é possível ouvir Floyd implorar diversas vezes pelo direito d (…)

Homenagem do GT de Deleuze & Guattari a Roberto Machado

Mariana de Toledo Barbosa

Professora de Filosofia da UFF

08/07/2021 • Coluna ANPOF

Algumas semanas após o falecimento de Roberto Machado, nós, do GT Deleuze & Guattari, prestamos nossa homenagem a este que foi um dos pioneiros dos estudos deleuzianos no Brasil. Seu livro, “Deleuze e a filosofia”(1990), posteriormente expandido e renomeado “Deleuze, a arte e a filosofia” (2009), é uma gra (…)

Filosofia política, Liberdade Produtiva e Tecnologia Blockchain

Marcelo de Almeida Silva

Doutor em Filosofia pela UFRJ

01/07/2021 • Coluna ANPOF

No contexto da relação entre tecnologia e economia, as redes blockchain podem ser consideradas o carro chefe da inovação. Tal tecnologia permite que usuários armazenem e validem dados de forma descentralizada com privacidade, segurança, transparência e agilidade. Em termos simples, é como se voc&ecir (…)

Maternidade e Filosofia: destino, dilema e revolução

Mitieli Seixas da Silva

Professora do Departamento de Filosofia da UFSM

22/06/2021 • Coluna ANPOF

Poucas semanas atrás, em um evento internacional de Filosofia, uma eminente filósofa contou que quando comunicou sua gravidez ao seu chefe, ouviu o seguinte: “Você precisa decidir se será uma mãe ou uma filósofa!”. São muitos os sentimentos e as questões que surgem a partir desse epis&oac (…)

Filosofia e Gênero

Halina Leal

Professora de Filosofia da Universidade Regional de Blumenau

21/06/2021 • Coluna ANPOF

O conceito de gênero foi criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social, considerando as condições sócio-históricas de identificação do ser homem e do ser mulher na sociedade. Nas reflexões a respeito das questões de gênero, um dos pontos cruciais de (…)