Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Formação docente e ensino de filosofia em questão: razões para resistência

Deodato Ferreira da Costa

Prof. UFAM/PROF-FILO

Pedro Rodolfo Fernandes da Silva

Prof. UFAM/PROF-FILO

Valcicléia Pereira da Costa

Profa. UFAM/PROF-FILO

05/10/2021 • Coluna ANPOF

Atualmente a comunidade filosófica encontra-se em estado de mobilização devido ao cenário atual de implantação de uma política educacional com a finalidade de fornecer as diretrizes para melhorar a qualidade do ensino médio em nível nacional. A despeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC (…)

Ensino de Filosofia em risco: considerações conjunturais

Prof. Dr. Christian Lindberg

UFS

01/10/2021 • Coluna ANPOF

Sabe-se que a democracia colaborou para que a Grécia desenvolvesse sua Filosofia. De igual modo, costuma-se afirmar que nosso País é, do ponto de vista cultural, herdeiro da tradição ocidental, tradição que recorre aos antigos gregos em muitos aspectos, muito embora a constituição do povo bra (…)

A angústia do ensino: memórias e impressões de uma experiência com a escola e a filosofia - parte II

Ana Monique Moura

Doutora em Filosofia (UFPB/HGB)

29/09/2021 • Coluna ANPOF

A resposta à pergunta sobre se é bom fazer uso da filosofia no ensino médio poderia talvez ser “não e sim”. E essa resposta não é confusa, mas filosófica. “Não” se ela ficar reduzida à repetição de valores ineficazes e normatização do conhec (…)

A angústia do ensino: impressões de uma experiência entre a escola e a filosofia - parte I

Ana Monique Moura

Doutora em Filosofia (UFPB/HGB)

24/09/2021 • Coluna ANPOF

 “Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem canse o fazê-lo quando se é velho” Epicuro   O ensino de filosofia no ensino médio é ainda um dos maiores dilemas da história da educação brasileira. Por um lado, isso também é marcado pela triste mem&oacu (…)

Os argumentos do cavalo branco e da imunidade de rebanho para crianças

Matheus Oliva da Costa

Pós-doutorando em Filosofia (USP)

21/09/2021 • Coluna ANPOF

É instigante como as mesmas estratégias argumentativas podem ser usadas pela humanidade em contextos muito distintos. No presente texto vamos mostrar como um argumento usado na antiguidade asiática foi usado em nosso contexto atual. No caso, um argumento falacioso, que busca confundir o ouvinte. Na China antiga, séculos de (…)

A Constelação Familiar: um engodo vindo do além mar?

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

16/09/2021 • Coluna ANPOF

A ciência se fez como braço decisivo do estado laico porque ela foi capaz de produzir um conhecimento cuja validade não precisa apelar a nenhuma entidade transcendental. Assim, mesmo que cientistas sejam religiosos, a prática que produzem nos laboratórios não pode ser religiosa e tem que guardar em algum ní (…)

Guerreiro Ramos: um desafio a nossa comunidade filosófica?

Igor Lucas Adorno Santos

Pós-graduando do PPGF-UFBA, membro do GT Poética Pragmática.

13/09/2021 • Coluna ANPOF

Alberto Guerreiro Ramos (1915-1982), filósofo e teórico social crítico brasileiro, nos adverte, em “Considerações sobre o Ser Nacional”[1], sobre o fenômeno da “desatualização” que acometeria a vida intelectual brasileira, no âmbito teórico e, principalmente, no & (…)

Por uma Utopia Ecofeminista

Tânia Kuhnen

Profa. UFOB

Daniela Rosendo

Doutora e pesquisadora de pós-doc (UFSC)

10/09/2021 • Coluna ANPOF

Ó donos do agrobiz, ó reis do agronegócio,  Ó produtores de alimento com veneno,  Vocês que aumentam todo ano sua posse,  E que poluem cada palmo de terreno,    E que possuem cada qual um latifúndio,  E que destratam e destroem o ambiente,  De cada mente de v (…)

Duas visões de 'mundo'

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

07/09/2021 • Coluna ANPOF

No mês em que se comemora a independência do Brasil, quando estamos também próximos a comemorar 200 anos de independência, povos originários de todas as etnias estão reunidos no planalto central para impedir que o Brasil adote o marco temporal da constituição de 1988 como determinante da proprie (…)

Onde estão os filósofos?

João Pedro Andrade de Campos

Doutorando em Filosofia pela UFG

01/09/2021 • Coluna ANPOF

Os leitores responder-me-iam à questão expressa no título deste texto, naturalmente, dizendo que, ora, os filósofos estão nos cursos de filosofia. Os que assim pensam, vejam bem, não estão equivocados. Porém, eu gostaria de insistir na questão inicial e associá-la a uma mais recorrente (…)