Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Filosofia, ciência e método na revolução teórica de Marx

João Quartim de Moraes

Unicamp

18/05/2018 • Coluna ANPOF

“[...] minhas ideias, qualquer que seja o juízo que mereçam, e por muito que se choquem com os preconceitos interesseiros das classes dominantes, são o fruto de longos anos de conscienciosa investigação. E à porta da ciência, como à porta do inferno, deveria estampar-se esta divisa: (…)

10 (Anti-) Teses sobre a filosofia brasileira

Prof. Dr. Henry Martin Burnett Junior

UNIFESP

05/04/2018 • Coluna ANPOF

Com quantos quilos de medo se faz uma tradição? (Tom Zé, “Senhor cidadão”) 1 “Há infinitas carreiras diante de ti”, diz o providencial pai ao filho em vias de entrar na maioridade. (1) O ano é 1881, em pleno Brasil Império, mas já respirando os ares da transiç (…)

Um cético em busca da verdade

Michel Ghins

Professor Emérito da Universidade Católica de Louvain
Professor no Departamento de Filosofia da UNICAMP de 1983 a 1991
Membro do CLE desde 1993

06/02/2018 • Coluna ANPOF

Pegadas sobre a praia se apagam pouco a pouco à medida que se aproximam da linha branca e longínqua das ondas. O céu é rutilante, vermelho e claro ao mesmo tempo. Desse crepúsculo incandescente – ou seria da aurora? –, destaca-se, nítido, um nome: Oswaldo Porchat. A capa de Rumo ao ceticismo oferec (…)

Porchat e Abraham Lincoln

Harvey Brown

Wolfson College, Universidade de Oxford Membro de Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência,
e do Departamento de Filosofia da UNICAMP de 1978 a 1984

05/02/2018 • Coluna ANPOF

Porchat deve ter se perguntado no que ele próprio tinha se metido. Ele me encontrou pela primeira vez no final de 1978 no dia em que me levou de Campinas para a UNICAMP para me apresentar o campus e meu novo escritório. Ele viu um homem alto, magricela e recém doutorado em Londres, o qual antes de pisar no Brasil tinha (…)

O Sagitário da Filosofia Brasileira (sobre Oswaldo Porchat)

Prof. Dr. Marcelo Carvalho

UNIFESP

22/12/2017 • Coluna ANPOF

A filosofia brasileira, sobretudo a paulista, por muito tempo pensou a si própria a partir do mito de que o trabalho rigoroso de leitura de texto, a leitura estrutural ensinada pelos franceses, era incompatível com a construção viva e atual da filosofia. Não é raro que se encontre a afirmaç&atild (…)

Porchat, a lógica e a verdade: Homenagem ao professor Oswaldo Porchat

Eduardo Barrio

UBA, Argentina

15/12/2017 • Coluna ANPOF

Lembro-me de que havia uma linguagem comum entre nós: seu estilo de abordagem dos problemas filosóficos, seu rigor argumentativo, sua capacidade de análise era o que estávamos procurando. Assim que o conheci, percebi que estava diante de uma figura única. Eu não estava errado. Naquela época, eu já e (…)

Homenagem a Porchat - Uma amizade filosófica

Prof. Dr. Bento Prado Neto

UFSCar

14/12/2017 • Coluna ANPOF

Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer o convite para contribuir para essa homenagem a Oswaldo Porchat – é um enorme prazer, e uma honra. Tenho, creio eu, uma dupla qualificação para tanto: de um lado, sou aluno e orientando de Porchat, de outro, sou filho do Bento, que foi um interlocutor privilegiado de Porchat. Como aluno e (…)

O legado de Porchat

Prof. Dr. Paulo Faria

UFRGS

13/12/2017 • Coluna ANPOF

Foi a mais completa reversão de expectativas. Por muito tempo ficamos nos perguntando o que acontecera. Corria o ano de 1982. Eu havia ingressado na primeira turma do recém-inaugurado Mestrado em Filosofia da UFRGS, e Porchat foi convidado a proferir a aula inaugural do novo programa. Eram os anos da ‘promoção filos (…)

Em Memória do nosso querido Oswaldo Porchat

Prof. Dr Roberto Horácio de Sá Pereira

12/12/2017 • Coluna ANPOF

É difícil para cada um de nós que o conheceu pessoalmente descrever a figura extraordinária que foi Oswaldo Porchat. Eu o conheci em meados de 1994 por ocasião de um congresso em Florianópolis sobre ceticismo (do qual também participavam o saudoso professor Ezequiel Olaso e vários (…)

Porchat e a lógica e filosofia analítica em São Paulo - Homenagem ao professor Oswaldo Porchat

Prof. Dr. Pablo Rubén Mariconda

08/12/2017 • Coluna ANPOF

Após a divulgação dos resultados do vestibular de 1968, fui à Rua Maria Antônia, onde então ficava o Departamento de Filosofia, para saber se tinha chance de conseguir fazer minha matrícula no curso. Na época, o vestibular não estava unificado (não existia a Fuvest) e os (…)