Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Ocupação: quando a diversidade pode oprimir

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

23/12/2016 • Coluna ANPOF

No seu artigo O violento silêncio de um novo começo Zizek alerta para o perigo dos manifestantes dos occupys se apaixonarem por si mesmos e perderem de vista a dura luta que têm pela frente. No entanto, é muito difícil não se apaixonar por si mesmo quando a estratégia de luta, o ocupe, realiza a sociedade ho (…)

A filosofia (brasileira) não é feita só por homens

Carla Rodrigues

Professora do Departamento de Filosofia da UFRJ e pesquisadora Faperj
Integrante do GT Filosofia e Gênero

22/12/2016 • Coluna ANPOF

Nos últimos meses, três professores – respectivamente, Rafael Haddock-Lobo (http://aws.wlib.com.br/anpof/comunicacoes/coluna-anpof/filosofia-brasileira-uma-questao), Vladimir Safatle http://aws.wlib.com.br/anpof/comunicacoes/coluna-anpof/seria-necessario-algo-como-uma-filosofia-brasileira) e Julio Cabrera (http://aws.wlib.com.br/anpof/ (…)

FILOSOFAR DESDE BRASIL: ALÉM DE UMA MERA QUESTÃO “NACIONAL” (ACERCA DE UM TEXTO DE HADDOCK-LOBO E UMA RÉPLICA DE VLADIMIR SAFATLE)

Julio Cabrera

UnB – Brasília

20/12/2016 • Coluna ANPOF

I Vi com agrado que o professor Haddock-Lobo coloca a questão da “filosofia no Brasil” (algo diferente de “filosofia brasileira”, termo muito mais comprometedor). Com base em seu texto, imagino que ele desconhece a discussão em curso, já há algum tempo, sobre esse tema. Dou no final deste artigo algumas referência (…)

Aborto, um dos direitos fundamentais da mulher

Susana de Castro

UFRJ/PPGF – Coordenadora do GT Filosofia e Gênero da Anpof
Integrante do GT Filosofia e Gênero

19/12/2016 • Coluna ANPOF

No dia 29 de novembro, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal surpreendeu ao suspender a prisão preventiva de cinco funcionários de uma clínica de aborto clandestina de Duque de Caxias (RJ). Composta por Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Edson Fachin, a turma firmou o entendimento histórico de que a prática (…)

UNGER, FILOSOFIA BRASILEIRA E SINGULARIDADE DA NOSSA EXPERIÊNCIA CONTEMPORÂNEA

José Crisóstomo de Souza

16/12/2016 • Coluna ANPOF

Unger, Rorty e o `Romance de um Futuro Nacional` Roberto Mangabeira Unger é por certo um dos importantes filósofos brasileiros dos nossos dias, seguramente um dos mais interessantes e provocativos, a julgar, por exemplo, pelo seu The Self Awakened: Pragmatism Unbound, já traduzido para o espanhol e em vias de ser publicado em l&ia (…)

Neoliberalismo, subjetividade e crise da democracia

Vinícius dos Santos

Docente do Departamento de Filosofia da UFBA

02/12/2016 • Coluna ANPOF

A eleição de Donald Trump à presidência dos EUA acendeu um alerta global. Particularmente, porque parece desnudar algumas das mais agudas contradições das chamadas “democracias ocidentais” contemporâneas. Com efeito, não por acaso, a questão que atravessou a cena política desde o &uacu (…)

Sobre a importância da filosofia na formação básica

Edgar de Brito Lyra Netto

Doutor em Filosofia PUC-Rio

02/12/2016 • Coluna ANPOF

Tenho acompanhado as postagens na Coluna ANPOF, especialmente aquelas que tratam do ensino de filosofia, de sua obrigatoriedade no ensino médio e das atuais relações entre política e educação. Meu lugar de fala é o de um acadêmico que, há algum tempo atento às realidades da educaç (…)

DE COMO AINDA NÃO FAZEMOS FILOSOFIA MAS BEM PODEMOS COMEÇAR A FAZER

José Crisóstomo de Souza

01/12/2016 • Coluna ANPOF

Como então vamos finalmente fazer filosofia no Brasil? Se depender do incentivo da Anpof, vamos sim. É o que pode ser entendido nas linhas gerais do seu projeto para uma coluna de debates entre filosofia e contemporaneidade. Pois, a propósito dessa mobilizadora e já tão bem sucedida proposta, a Anpof apresenta, para seu (…)

Uma velha pergunta: por que os intelectuais odeiam o capitalismo?

Andrea Faggion

28/11/2016 • Coluna ANPOF

Como era previsto, a morte do ditador cubano Fidel Castro desencadeou entre intelectuais profissionais uma série de malabarismos retóricos para justificar, ou, ao menos, desculpar as violações de direitos humanos sob seu governo. “Se não fosse pela ameaça ianque, não precisaria ter sido assim”; “se n&at (…)

A ATUALIDADE DA FILOSOFIA DE HANS JONAS NO BRASIL DIANTE DA DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL POR PARTE DO ATUAL GOVERNO

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

24/11/2016 • Coluna ANPOF

As maravilhas naturais de fauna e flora do Brasil são cantadas em verso e prosa ao redor do mundo e vêm despertando interesses de todo tipo ao longo da história. A grande e variada extensão de nossas terras inclui seis biomas terrestres e um marítimo, diversos climas, um imenso potencial hídrico, uma riqueza miner (…)