Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Em defesa da Torre de Marfim

Andrea Faggion

31/10/2016 • Coluna ANPOF

Sem dúvida, ética é uma das áreas que desperta maior interesse entre estudiosos de filosofia mundo afora. Como professores universitários, não raro, filósofos se deparam com a incumbência de lecionar sobre ética profissional em disciplinas de serviço para diversos cursos de gradua&ccedi (…)

SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA

Prof. Dr. Plínio Junqueira Smith

31/10/2016 • Coluna ANPOF

Nestes tempos obscurantistas, eu gostaria de tentar trazer alguma luz para uma questão permanente para nós, filósofos e professores de filosofia na universidade. A partir de minha experiência docente, tentarei articular uma visão abrangente sobre como ensinar filosofia na graduação. Começarei por dua (…)

O QUE É ENSINAR FILOSOFIA?

Prof. Dr. Plínio Junqueira Smith

31/10/2016 • Coluna ANPOF

Nestes tempos obscurantistas, eu gostaria de tentar trazer alguma luz para uma questão permanente para nós, filósofos e professores de filosofia na universidade. A partir de minha experiência docente, tentarei articular uma visão abrangente sobre como ensinar filosofia na graduação. Começarei por dua (…)

Organizar, ocupar e resistir! O ‘lugar’ da reflexão filosófica no protagonismo dos/as estudantes-jovens paranaenses

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes

NESEF-UFPR

Edson Rezende Teixeira

NESEF-UFPR

Geraldo Balduíno Horn

NESEF-UFPR

Valéria Arias

NESEF-UFPR

28/10/2016 • Coluna ANPOF

O movimento de resistência protagonizado pelos/as estudantes-jovens paranaenses pode ser considerado um acontecimento único e de grande relevância para a história dos movimentos sociais ocidentais das últimas décadas. Nos anos de 1960 e 1970, o movimento estudantil universitário, mais especificamente, o leva (…)

Desviando o debate: por que retirar a obrigatoriedade da filosofia?

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

27/10/2016 • Coluna ANPOF

O governo Temer impõe uma estranha agenda para a filosofia. Discutir a obrigatoriedade do ensino de filosofia, consolidada na LDB, depois de um longo e intenso debate, com pessoas fortemente engajadas com as questões do ensino, não me parece um processo de revisão de certas posições, próprio da democracia, (…)

Seria necessário algo como uma “filosofia brasileira”?

Vladimir Pinheiro Safatle

19/10/2016 • Coluna ANPOF

Neste espaço, há algumas semanas, Rafael Haddock-Lobo levantou uma pertinente questão a respeito do sentido em falar de uma “filosofia brasileira”. Já que nos referimos ainda hoje a certas “nacionalidades” ligadas à filosofia, como a França, a Alemanha, o Reino Unido e, mais recentemente, os EUA, por que n&at (…)

Comentário sobre: POR QUE NÃO DEFENDO A OBRIGATORIEDADE DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, de João Vergílio Gallerani Cuter, 10.10.2016

Konrad Utz

Universidade Federal do Ceará

19/10/2016 • Coluna ANPOF

Observação: Sou estrangeiro, meu texto não foi revisado, certamente há erros de portugês. Para falar a verdade, me surpreendi um pouco com o texto de nosso colega João Vergílio Gallerani Cuter. Para mim, parece bastante claro por que a filosofia deve ser ensinada no ensino médio. Isso segue de seu (…)

A ANPOF Hoje

Prof. Dr. Marcelo Carvalho

UNIFESP

18/10/2016 • Coluna ANPOF

Discurso de Abertura ANPOF 2016 Boa noite a todas e a todos. Bem vindos a Aracaju e ao XVII Encontro Nacional da ANPOF. Devo, antes de mais nada, ressaltar para vocês a enorme importância do apoio da UFS, através de seu reitor, Prof. Angelo Antoniolli, e do Prof. Antônio Carlos dos Santos, que possibilitaram que esse XVI (…)

Metafísica e sexualidades

Rafael Haddock-Lobo

Professor do Departamento de Filosofia e
do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ

18/10/2016 • Coluna ANPOF

Em meio à crescente onda de posturas fundamentalistas por parte da população e de propostas moralistas e conservadoras por parte do governo, parece-me que, agora mais do que nunca, devemos reafirmar a necessidade e, talvez, a urgência de se tratar a questão da sexualidade como um problema de extrema importância par (…)

EDIÇÃO DE GENES E PROBLEMAS MORAIS NA INTERFACE ENTRE BIOÉTICA E NEUROÉTICA

Darlei Dall’Agnol

UFSC/CNPq

18/10/2016 • Coluna ANPOF

No XVII Encontro Nacional da ANPOF ministrarei um minicurso sobre Princípios bioéticos e edição do genoma humano. A ideia é discutir as normas básicas pressupostas pela legislação brasileira que regulamenta pesquisas com seres humanos, a saber, os princípios prima facie do respeito pela auton (…)