Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Lélia Gonzalez: por uma filosofia em pretuguês

Diego dos Santos Reis

Prof. UFPB

16/03/2021 • Coluna ANPOF

Que o pensamento de Lélia Gonzalez seja fundamental para o campo das humanidades brasileiras, não resta dúvida. Tampouco que sua trajetória de lutas siga inspirando as novas gerações, em nome da efetivação da agenda antirracista e antissexista, em um país que não cessa de superar recor (…)

Não falta capacidade, falta igualdade de oportunidades e de condições de vida!

Rafael Costa

Professor da Escola de Aplicação/UFPA

11/03/2021 • Coluna ANPOF

Retorno à discussão sobre a realização do Enem em um contexto de pandemia,[1] porque me parece que o mais evidente, dentre os muitos problemas explicitados por essa situação, não foi resolvido e nem sequer razoavelmente amenizado nesse caso. Este problema, que está no cerne de muitos outros problema (…)

8 de março: um dia de luta e de celebração

Izilda Johanson

Professora de Filosofia da Unifesp e coordenadora do GT de Filosofia e Gênero

Juliana Aggio

Professora de Filosofia da UFBA e coordenadora do GT de Filosofia e Gênero

09/03/2021 • Coluna ANPOF

Que o 8 março seja celebrado mais uma vez como um dia marcante na luta feminista, mas não nos esqueçamos que nossa luta é constante e cotidiana. Seria leviano dizer que esse dia deva ser lembrado apenas como dado histórico de uma luta já superada, como se não existisse mais violência de gênero, (…)

O que é a história feminista da filosofia?

Nastassja Pugliese

FE/UFRJ - PPGLM/UFRJ

07/03/2021 • Coluna ANPOF

Não é o caso que toda pesquisa em filosofia precisa estar ligada à vida prática, muito pelo contrário. É da natureza da reflexão filosófica o voltar-se do pensamento sobre si mesmo, em uma investigação sobre os princípios de sua própria atividade. Essa reflexão sob (…)

O que vem depois do assédio: boato ou institucionalização?

Laíssa Ferreira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutoranda em Filosofia na Universidade Estadual de Campinas e assessora de comunicação/Anpof

Nathalia Rodrigues da Costa

Doutoranda em Filosofia na Unicamp

04/03/2021 • Coluna ANPOF

O tema do assédio moral e sexual vem ganhando maior publicidade nos últimos anos em nossa comunidade filosófica. Sem dúvidas, temos um ganho considerável quanto ao alargamento do tema na agenda pública. No entanto, muitos são os obstáculos que ainda encontramos para lidar com o assédio de man (…)

Filosofia e Ciência: um antídoto contra o negacionismo e suas variantes

Paulo Tadeu

Professor de Filosofia (UFABC)

02/03/2021 • Coluna ANPOF

Texto publicado no dia 22 de fevereiro no Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a Coluna Anpof. Paulo Tadeu é professor de Filosofia da UFABC. Ao longo dos últimos doze meses nossa atenção tem se voltado, quase que exclusivamente, para a pandemia de Covid-19 que ainda atravessamos. Com reflexos talvez impensáv (…)

A Filosofia de José Crisóstomo de Souza

Tiago Medeiros

Professor de Filosofia do IFBA

18/02/2021 • Coluna ANPOF

            A filosofia de José Crisóstomo de Souza é ambiciosa em abrangência, econômica nas afirmações e modesta na autopromoção. Em curso há trinta anos, ela é um projeto com contribuições à filosofia p (…)

Bolsonaro e a pandemia: indiferença como forma de governo

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

16/02/2021 • Coluna ANPOF

Por Prof. Jelson Oliveira (PUCPR) Texto publicado originalmente no dia 8 de fevereiro de 2021 no Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a Coluna Anpof.  O princípio básico da vida pública é o interesse e o compromisso com o bem do próximo, principalmente os mais vulneráveis. A finalidade do Estad (…)

O eu, o outro e o mundo pandêmico

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando e mestre em Filosofia pela UFBA

11/02/2021 • Coluna ANPOF

Marcelo Vinicius Miranda Barros Doutorando e mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)  Membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea da ANPOF     O prof. Dr. Waldomiro Silva Filho (UFBA) escreveu o ensaio “Atoleiro Epistêmico” para a coluna da Anpof, que trata a respeito da pan (…)

Quando duas crises se encontram: a pandemia e o negacionismo científico

Ernesto Perini-Santos

Professor de Filosofia (UFMG)

08/02/2021 • Coluna ANPOF

Por prof. Dr. Ernesto Perini-Santos (UFMG) a convite da Anpof para a campanha #todospelasvacinas Texto publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 28 de janeiro de 2021. Quando a pandemia da COVID-19 surgiu, o mundo enfrentava um desafio de um tipo diferente, mas também nefasto, o negacionismo científico. Este tipo de negacionism (…)