Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Coronavírus e o retorno à ontologia

Laurenio Sombra

Professor Adjunto de Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

24/03/2020 • Coluna ANPOF

Quando João Gilberto mostrou seu novo e sofisticado jeito de tocar violão a Tom Jobim, pela primeira vez, Tom perguntou: “o que é isso, João?”. “Tirei dos requebros das lavadeiras de Juazeiro”, respondeu João Gilberto. O avanço de um vírus que nos ameaça a todos – (…)

Políticas identitárias - Prof. Dr. Érico Andrade (UFPE)

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

26/02/2020 • Coluna ANPOF

“o fascismo que está em todos nós, que ronda nossos espíritos e nossas condutas cotidianas, o fascismo que nos faz gostar do poder, desejar essa coisa mesma que nos domina e nos explora”. Foucault   Tentar inferir da condição de vítima a condição de um agente revolucionário&n (…)

Mérito

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

13/12/2019 • Coluna ANPOF

É evidente que há certa arbitrariedade em nascer numa família com fartos recursos (com capital financeiro e cultural), em nascer com algumas capacidades cognitivas ou talento acima da média, em nascer sem uma deficiência física crônica e em nascer num ambiente favorável ao sucesso que e (…)

O ECOCÍDIO É UM PROBLEMA FILOSÓFICO - Uma resposta a Giorgio Agamben

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

Thiago Vasconcelos

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

03/12/2019 • Coluna ANPOF

Hans Jonas, por exemplo, viu isso no seu mestre Martin Heidegger. Aquele desvio da verdade que levou o maior filósofo do século XX a flertar com o nazismo, apesar de todas as previsões e indícios, teria colocado em xeque não apenas a história de um pensador, mas a ineficácia da própri (…)

Espaços da liberdade republicana: homenagem a Sérgio Cardoso

Antônio Carlos dos Santos (UFS)

28/11/2019 • Coluna ANPOF

Veio a lume no final do ano passado o livro “Espaços da liberdade: homenagem a Sergio Cardoso”, organizado por Telma de Souza Birchal e Maria Cristina Theobaldo, publicado pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 432 páginas, 2018.  O livro, na esteira do que vem sendo feito nos últimos anos no Brasil, (…)

CATHARINE MACAULAY, PRECURSORA DE MARY WOLLSTONECRAFT

Camila Kulkamp

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC

05/11/2019 • Coluna ANPOF

Catharine Macaulay (1731-1791) nasceu em dois de abril de 1731. Seu pai se chamava John Sawbrigde e sua mãe era Dorothy Wanley. A segunda filha a nascer de dois irmãos e mais uma irmã teve berço junto à beleza exuberante de um condado nsudeste da Inglaterra chamado Kent. Sua família possuía bens (…)

BRASIL COMO EFEITO DESCIVILIZADOR: EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SOB ATAQUE

Anderson Alves Esteves 1

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Antonio José Romera Valverde 2

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

30/10/2019 • Coluna ANPOF

“nuvem de mosquitoso ar se movevento nenhum”(Alice Ruiz S.Desorientais) “A gente está sendo atacado”, diz a personagem Lunga, do filme Bacurau; a sentença distópica, vinda de algum momento do futuro, pode ser proferida, no presente, por profissionais da educação e por estudantes no Brasil, aviltados pelo desmonte do Estado de b (…)

Angela Davis, a filósofa na cidade

Yara Frateschi

Professora Livre Docente do Departamento de Filosofia da Unicamp

Laíssa Ferreira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp

26/10/2019 • Coluna ANPOF

  Sócrates estava correto quando “afirmou que a razão de ser da filosofia é nos ensinar a viver de maneira apropriada. No nosso tempo, viver de maneira apropriada significa a libertação dos problemas urgentes da pobreza, necessidade econômica, doutrinação e opressão mental” (Angela D (…)

Filosofia e Ciências Sociais vs. Direito?

Prof. Dr. Henry Martin Burnett Junior

UNIFESP

22/10/2019 • Coluna ANPOF

Considero extremamente relevante o tratamento que a Folha dispensa ao problema da educação, por isso não hesitei em me cadastrar para receber a newsletter semanal do mais recente projeto na área, chamado “Folha na Sala”, que não só amplia as abordagens do jornal de modo específico, como também aum (…)

HEIDEGGER PROFESSOR DE HANS JONAS: NO DIA DOS PROFESSORES/AS, UMA LIÇÃO DE FILOSOFIA

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

15/10/2019 • Coluna ANPOF

As aulas, nessa época, eram de dois tipos: as chamadas “aulas magistrais” eram aulas expositivas, nas quais o professor falava e os alunos anotavam, quase sem nenhum debate; e os seminários, nos quais se requeria participação ativa dos estudantes. Jonas descreve essa experiência com palavras emocionadas: “Heidegger, c (…)