Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Hegel: "Certamente você me vê"

27/10/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dr Maurício Vieira Martins - UFF Os biógrafos de Hegel relatam que em 1819, persuadido por seus alunos, ele resolve fazer um passeio de barco à meia noite, com um intento não usual: visitar um de seus seguidores, Leopold von Henning, preso pelas autoridades prussianas sob a acusação de dissidência. (…)

David Hume não foi cancelado e devemos tirar disso uma lição

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

22/10/2020 • Coluna ANPOF

Em meados de setembro deste ano, a comunidade filosófica brasileira foi surpreendida com uma notícia que produziu nela a quase imediata necessidade de reagir. A tradicional e prestigiada Universidade de Edimburgo decidira retirar o nome do mais famoso dos filósofos escoceses, David Hume, de um de seus edifícios. A de (…)

A pós-política e a emergência ambiental

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

20/10/2020 • Coluna ANPOF

O Brasil tem sido o exemplo prático de uma teoria bastante difundida: de que o desafio político mais importante nos tempos atuais é a questão ambiental. Isso porque, se a política é a arte do bem comum, não há nada que o ameace tão profundamente do que a destruição dos ecossiste (…)

Em defesa da filosofia

Prof. Dr. Filipe Campello

Doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt, pós-doutorado pela New School for Social Research (Nova York)
Professor de filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

15/10/2020 • Coluna ANPOF

Filipe Campello Na polêmica que se sucedeu ao entusiasmo de Caetano Veloso pelo filósofo italiano Domenico Losurdo, me surpreendeu a quase irrelevância da filosofia. Prepararam uma festa de aniversário, e só esqueceram de convidar a aniversariante. Mas nisso que se chamou de stalinismo odara, essa ausência &eacut (…)

As instituições importam, também para a filosofia brasileira

09/10/2020 • Coluna ANPOF

Tiago Medeiros Em momentos distintos do século passado, o slogan “instituições importam” foi pintado nas fachadas dos departamentos de economia, sociologia e história, sobretudo nos Estados Unidos e na França. Esse dizer revelava a coincidência de terem aquelas ciências percebido que suas ativ (…)

PAUTAS IDENTITÁRIAS, IGNORÂNCIA BRANCA E O DIABO MORA NOS DETALHES

06/10/2020 • Coluna ANPOF

Rogério Saucedo Corrêa 1  Em "A importância das questões identitárias", Érico Andrade responde ao texto "Irracionalismos identitários", de Rogério Severo. Este reclama que a discussão atual sobre questões identitárias incorre em duas bizarrices dec (…)

RAHEL JAEGGI E O FIM DA TEORIA CRÍTICA ALEMÃ

José Crisóstomo de Souza

01/10/2020 • Coluna ANPOF

José Crisóstomo de Souza GT Poética Pragmática O título quer evocar a narrativa de Engels, “Feurbach e o Fim da Filosofia Clássica Alemã”, onde a palavra Ausgang, fim, pode ser também resultado ou saída. Nessa narrativa, Feuerbach representa uma ruptura incomp (…)

Para as novidades envelhecidas a respeito do pragmatismo - vamos dar à Wesen, ciao. Cassiano Terra Rodrigues

29/09/2020 • Coluna ANPOF

Cassiano Terra Rodrigues - Professor do IEFH-ITA Membro do Centro de Estudos de Pragmatismo – PUC-SP Não é de hoje que se defende que Nietzsche teria antecipado o pragmatismo antes dos pragmatistas estadunidenses. Ao menos no Brasil, Scarlett Marton há décadas defendeu o argumento (2006). Recentemente, ne (…)

Filósofos racistas

24/09/2020 • Coluna ANPOF

Douglas Lisboa Santos de Jesus Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA O verbo de 2020 é cancelar. Qualquer pessoa que não pertença a grupos historicamente marginalizados ou oprimidos e que faça ou fale algo que possa ser interpretado como uma ofensa a esses grupos, &ea (…)

Coluna Anpof - Homenagem "RECORDANDO O VALÉRIO: Um retrato fragmentário" Prof. Dr. Álvaro L. M. Valls

23/09/2020 • Coluna ANPOF

Álvaro L. M. Valls (UNISINOS/CNPq; ex-UFRGS)   1. Ao analisar minuciosamente, em sua obra monumental, a Filosofia no Brasil (UNESP, 2017), o professor Ivan Domingues, da UFMG, após 400 páginas, chega à seguinte observação: Em todo campo intelectual e respeitante ao seu conjunto, prevalece (…)