Nota de Pesar

01/02/2019 • Notas e Comunicados

A Diretoria da Anpof comunica a seus associados que o Prof. Olinto Pegoraro, presidente da Anpof de 1988 a 1990, faleceu no último dia 26 de Janeiro. O Professor Olinto doutorou-se na Universidade Católica de Louvain, foi professor de Filosofia do departamento de filosofia da UFRJ e responsável pela sua reestruturação após o término da Ditadura. T (…)

Anpof repudia possível critério ideológico para concessão e renovação de bolsas

07/01/2019 • Notas e Comunicados

A chamada “despetização” da ciência seguiria o mesmo princípio adotado na Casa Civil, na qual já foram exonerados dos cargos mais de 300 pessoas por seus posicionamentos políticos. Ainda que a nota possa ser falsa, sentimo-nos na obrigação de nos manifestar, tendo em vista que se quadros técnicos da área do governo não podem ser alterados (…)

Documento apresenta diretrizes para prevenir e combater assédio moral e sexual nos programas de Pós-graduação em Filosofia

18/12/2018 • Notas e Comunicados

No último dia 12 de dezembro estiveram reunidos em Brasília os coordenadores de área de Filosofia junto à CAPES, os coordenadores e coordenadoras dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e o Presidente da ANPOF. Na ocasião aprovaram, por unanimidade, apoio ao documento Diretrizes para prevenir e combater o assédio moral e sexual nos programas (…)

Comunidade científica e tecnológica se reúne com o futuro ministro Marcos Pontes

17/12/2018 • Notas e Comunicados

Parte I Em encontro solicitado pela SBPC e outras entidades cientificas, ocorreu uma primeira reunião de representantes da comunidade de CT&I, em Brasília, na última quinta-feira, 6 de dezembro, com Marcos Pontes e sua equipe. Foram apresentados e debatidos os problemas mais urgentes e os desafios para o próximo governo para CT&I. Nesta mat (…)

Capes aprova dois novos cursos de mestrado e um de doutorado em Filosofia

15/12/2018 • Notas e Comunicados

No último dia 7/12, a Capes divulgou resultado da avaliação de propostas de novos cursos de pós-graduação. Foram aprovados dois novos cursos de mestrado e um de doutorado em Filosofia no Brasil. Os novos cursos de mestrado são da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais e Universidade Estadual do Vale Acaraú, no Ceará. O novo curso de dou (…)

Nota de solidariedade e apoio aos professores e alunos do curso de filosofia da UECE

12/12/2018 • Notas e Comunicados

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) manifesta sua irrestrita solidariedade aos professores e estudantes do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará. Eles são alvo de denúncia apresentada ao Ministério Público Federal na qual há uma acusação de haver “organização de polícia ideológica” e “ação anti (…)

Nota de esclarecimento à comunidade filosófica

12/12/2018 • Notas e Comunicados

Paulo Margutti Graças à indicação de Ricardo Vélez-Rodríguez para ocupar o cargo de Ministro de Educação no governo de Jair Bolsonaro, foi ressuscitado um antigo texto dele de 2009, intitulado Quem tem medo da filosofia brasileira? Nesse texto, ele defende uma teoria conspiratória segundo a qual os antigos ativistas da Ação Pop (…)

Anpof subscreve Manual de Defesa Contra a Censura nas Escolas

27/11/2018 • Notas e Comunicados

Embora o Projeto de Lei Escola Sem Partido ainda não tenha sido aprovado sequer em comissão na Câmara dos Deputados, perseguições e ameaças aos professores em sala de aula já são realidade. Em reposta, sobretudo aos ataques dos partidários do Escola Sem Partido, foi publicado nesta terça-feira (27/11) o Manual de Defesa Contra a Censura nas Esc (…)

Nota GT Semiótica e Pragmatismo

13/11/2018 • Notas e Comunicados

Prezadas e prezados colegas, Como coordenador do GT Semiótica e Pragmatismo, gostaria de registrar a realização do 20o Encontro Internacional sobre Pragmatismo de 5 a 9 de novembro, semana passada, na PUC-SP (www.pucsp.br/pragmatismo/encontros_intern_pragmatismo/index.html). Em sua vigésima edição, o Encontro já está consagrado como evento reco (…)

Moção de repúdio do GT Hegel

12/11/2018 • Notas e Comunicados

O Gt Hegel, na reunião realizada em 25 de outubro de 2018, no XVIII Encontro Nacional da Anpof, após ampla discussão, aprovou que se emitisse uma moção de repúdio às atitudes racistas ocorridas durante as atividades do GT: Dentro do ambiente do GT Hegel, na Anpof de 2018, ocorreram episódios de falas racistas e desrespeitosas com as diferen (…)