Hegel: "Certamente você me vê"

27/10/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dr Maurício Vieira Martins - UFF Os biógrafos de Hegel relatam que em 1819, persuadido por seus alunos, ele resolve fazer um passeio de barco à meia noite, com um intento não usual: visitar um de seus seguidores, Leopold von Henning, preso pelas autoridades prussianas sob a acusação de dissidência. (…)

Os pressupostos teórico-filosóficos da BNCC

Franciele Bete Petry - UFSC (1)

Doutora em Filosofia e em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com doutorado sanduíche na J. W. Goethe Universität (Alemanha)

Silvio Ricardo Gomes Carneiro

Prof. de Filosofia da UFABC
Coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

23/10/2020 • Podcast Anpof

Este episódio dá início a uma série de podcasts voltados para a discussão de temas educacionais. Para essa primeira conversa, recebemos o professor Silvio Carneiro, que é Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo e professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC. Quem o entrevist (…)

David Hume não foi cancelado e devemos tirar disso uma lição

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

22/10/2020 • Coluna ANPOF

Em meados de setembro deste ano, a comunidade filosófica brasileira foi surpreendida com uma notícia que produziu nela a quase imediata necessidade de reagir. A tradicional e prestigiada Universidade de Edimburgo decidira retirar o nome do mais famoso dos filósofos escoceses, David Hume, de um de seus edifícios. A de (…)

Processo eleitoral da diretoria da Anpof 2021/2022

21/10/2020 • Notícias ANPOF

No dia 11 de novembro, às 14h, haverá votação para eleger a diretoria da Anpof para a gestão 2021/2022. Será realizada em assembleia geral da Anpof, em reunião por videoconferência com participação das coordenadoras e dos coordenadores ou dos seus representantes previamente indicad (…)

Regras do debate em 2020 - processo eleitoral diretoria da Anpof 2021/22

21/10/2020 • Notícias ANPOF

A Comissão Eleitoral da eleição para Diretoria ANPOF (2021-2022), composta por Juliana Aggio (UFBA), Vivianne de Castilho Moreira (UFPR) e Mariana C. Broens (UNESP), reuniu-se às 10h do dia 20 de outubro de 2020 e definiu as seguintes regras para o debate entre as chapas concorrentes, que será transmitido às 19h (…)

Homologação das chapas inscritas para o processo eleitoral da diretoria da Anpof 2021/22

20/10/2020 • Notícias ANPOF

A Comissão Eleitoral da eleição para Diretoria ANPOF (2021-2022), composta por Juliana Aggio (UFBA), Vivianne de Castilho Moreira (UFPR) e Mariana C. Broens (UNESP), reuniu-se às 10h do dia 20 de outubro de 2020 e homologou a inscrição de duas chapas para concorrer à eleição da Diretoria da A (…)

A pós-política e a emergência ambiental

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

20/10/2020 • Coluna ANPOF

O Brasil tem sido o exemplo prático de uma teoria bastante difundida: de que o desafio político mais importante nos tempos atuais é a questão ambiental. Isso porque, se a política é a arte do bem comum, não há nada que o ameace tão profundamente do que a destruição dos ecossiste (…)

NOMEAÇÃO DE COMISSÃO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA ANPOF Gestão 2021/2022

16/10/2020 • Notícias ANPOF

O presidente da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA – ANPOF, no uso de suas atribuições estatutárias, nomeia a seguinte comissão eleitoral para condução do processo eleitoral para a Diretoria da Anpof e o Conselho Fiscal: - Juliana Ortegosa Aggio (UFBA) (…)

Em carta à Capes, Colégio de Humanidades manifesta descontentamento com deliberações sobre Qualis da área

15/10/2020 • Clipping

Jornal da Ciência Coordenadores de Área, coordenadores adjuntos de Programas Acadêmicos e coordenadores adjuntos de Programas Profissionais pedem revogação das deliberações tomadas pelo CTC-ES, contrárias à autonomia do Colégio de Humanidades. O documento foi enviado nessa quarta-fe (…)

Em defesa da filosofia

Prof. Dr. Filipe Campello

Doutor em filosofia pela Universidade de Frankfurt, pós-doutorado pela New School for Social Research (Nova York)
Professor de filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

15/10/2020 • Coluna ANPOF

Filipe Campello Na polêmica que se sucedeu ao entusiasmo de Caetano Veloso pelo filósofo italiano Domenico Losurdo, me surpreendeu a quase irrelevância da filosofia. Prepararam uma festa de aniversário, e só esqueceram de convidar a aniversariante. Mas nisso que se chamou de stalinismo odara, essa ausência &eacut (…)