Futuras filósofas: o caminho que se abre para as mulheres

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutoranda em Filosofia na Universidade Estadual de Campinas e assessora de comunicação/Anpof

30/03/2020 • Notícias ANPOF

Qualquer estudante de Filosofia possivelmente lembra-se que seu primeiro contato com o pensamento da Antiguidade, seja no Ensino Médio ou no Ensino Superior, envolveu nomes como Aristóteles, Platão, Heráclito, Epicuro. Quantos estudaram Hipátia de Alexandria? Ester Barbosa, estudante de Graduação em Filoso (…)

Relato e reflexões sobre a reunião SBPC/Sociedades Científicas e Governo O futuro da ciência brasileira?

27/03/2020 • Notícias ANPOF

No dia 11 de março de 2020, ocorreu, na cidade de São Paulo, a reunião da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com a presença de mais de 70 associações científicas filiadas, do presidente da CAPES, Benedito Guimarães Aguiar Neto, do presidente do CNPq, Jo&atild (…)

"O neoliberalismo não se legitima mais. As pessoas querem a proteção do Estado" - entrevista com Nancy Fraser

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutoranda em Filosofia na Universidade Estadual de Campinas e assessora de comunicação/Anpof

26/03/2020 • Entrevistas

Por Nádia Junqueira Ribeiro - jornalista, doutoranda em Filosofia (Unicamp) e pesquisadora visitante na New School Dra. Nathalie Bressiani (Filosofia/UFABC), tradutora de “Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica Entrevista originalmente publicada no Le Monde Diplomatique em 26 de março de 2020.   (…)

Viver e estudar na Itália, na era do covid-19

Luan José Silva Remígio

Castanhalense (Pará), Professor da Seduc-Pa, doutorando em Filosofia pela Universidades Federal de São Paulo

26/03/2020 • Notícias ANPOF

Nos últimos dias ensaiei diversas vezes o início deste texto, já tinha claro aquilo que gostaria de dizer. Na realidade, desde que cheguei em Lecce, no sul da Itália, pensava em escrever algo que pudesse ajudar aqueles que por algum acaso tivesse que realizar, como eu, estágio ou estudos aqui. Entretanto, (…)

Nota pública: entidades acadêmicas em defesa de políticas públicas para o combate ao Covid-19

26/03/2020 • Notas e Comunicados

NOTA PÚBLICA: ENTIDADES ACADÊMICAS EM DEFESA DE POLÍTICAS PÚBLICAS ARTICULADAS PARA O COMBATE DO COVID19 E SEUS DESDOBRAMENTOS O pronunciamento do Presidente da República Jair Bolsonaro, em cadeia nacional, em 24.03.2020, revela a falta de compromisso público deste dirigente com as importantes medidas de sa&uac (…)

Qual o sentido de ensinar em tempos de coronavírus?

Marcelo Senna Guimarães

Unirio

Felipe Pinto

PPFEN-CEFET/RJ

26/03/2020 • Coluna ANPOF

Nas comunidades de professores avoluma-se o debate sobre as medidas adotadas por instituições de ensino com a finalidade de salvaguardar a continuidade de seus cursos. Há escolas e redes de ensino privadas que, já no início da primeira semana de quarentena, iniciaram o uso de estratégias de ensino a dis (…)

Coronavírus e o retorno à ontologia

Laurenio Sombra

Professor Adjunto de Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

24/03/2020 • Coluna ANPOF

Quando João Gilberto mostrou seu novo e sofisticado jeito de tocar violão a Tom Jobim, pela primeira vez, Tom perguntou: “o que é isso, João?”. “Tirei dos requebros das lavadeiras de Juazeiro”, respondeu João Gilberto. O avanço de um vírus que nos ameaça a todos – (…)

Vírus, mãe natureza e estultícia humana: o que significa vencer a guerra contra a atual pandemia? Por um flashmob (1) filosófico

Orlando Franceschelli

23/03/2020 • Notas e Comunicados

Que a humanidade seja capaz de enfrentar com coragem, determinação e solidariedade também as provas mais desafiadoras da vida e da história, é notório. E o confirmam também os flashmob com os quais os italianos manifestam a própria reação contra a atual epidemia e sua gratidão p (…)

Nota de repúdio PPGFIL UFSC

23/03/2020 • Notas e Comunicados

Nota de repúdio PPGFIL UFSC: https://ppgfil.posgrad.ufsc.br/2020/03/20/nota-de-repudio/ É com indignação que recebemos, por meio de ofício, as determinações da Portaria nº 34 de 09 de março de 2020 da CAPES, publicada no dia 18 de março de 2020, que alterou os critérios de (…)

Anpof, junto a outras entidades, pede revogação de portaria da Capes que reduz bolsas de Mestrado e Doutorado

20/03/2020 • Notas e Comunicados

No último dia 18 de março, a Capes publicou portaria número 34, de 9 de março de 2020, que muda as condições para fomento a cursos de pós-graduação stricto sensu. Na prática, a portaria amplia a redução de bolsas e descarta regras negociadas com entidades como a Associa&c (…)