Consciência Racial

22/11/2021 • Podcast Anpof

Neste episódio que integra nosso especial Novembro Negro, recebemos o podcast Filosofia Pop para discutir sobre consciência racial. O professor Marcos Carvalho Lopes (UNILAB) convidou a professora Matilde Ribeiro (UNILAB) e o professor Kabengele Munanga (USP/UFRB) para essa conversa. Fecha o episódio a canção Descolonização (Der leone have sept cabeças) do grupo botAfala, projeto de extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). 

Matilde Ribeiro é uma liderança histórica no movimento negro e nas lutas das mulheres negras, ex-ministra da Igualdade Racial no governo Lula, autora do livro Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil (1986-2010) e de diversos artigos sobre gênero e raça, em 2021 recebeu da Universidade Federal do ABC o título de Doutor Honoris Causa. 

O professor Kabengele Munanga também tem diversos títulos de reconhecimento, dentre eles o de doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2021. Kabengele Munanga nasceu na República Democrática do Congo e desde 1985 naturalizado brasileiro, é uma das principais referências na questão do racismo na sociedade brasileira. Seus estudos, foram responsáveis por romper a visão eurocêntrica da antropologia, repensar a participação dos negros na história do país e, ainda, consolidar os estudos preparatórios para a Constituição de 1988, no eixo que tange os Diretos Humanos e combate à toda a forma de racismo no Brasil. Matilde Ribeiro e Kabengele Munanga foram protagonistas na luta pela implementação das cotas raciais.

Ouça no Spotify ou no Castbox.