Episódio 17. Entrevista com Luiz Antônio Simas.

20/08/2021

O pensador, professor e compositor Luiz Antônio Simas mobiliza nesta entrevista, a brasilidade contra o Brasil, a educação contra a escolarização, e deixa claro que, no campo da formação básica, vive-se uma verdadeira guerra contra um projeto cada vez mais poderoso, de destruição da educação brasileira enquanto ferramenta de emancipação humana. Este pensador define seu método como o "cruzo", a encruzilhada de conhecimentos ou 'sabenças' a partir da qual a disponibilidade é um conceito chave. Pensa e filosofa com, e através de, conceitos da Macumba, da Encantaria, do Samba, nesta entrevista instigante onde apresenta e debate algumas de suas obras e temas que lhe são caros.Episódio 17. Entrevista com Luiz Antônio Simas

Filosofia Política em tempos de Pandemia

https://anchor.fm/podfilopan

Neste podcast pretendemos debater textos de filósofos contemporâneos como ponto de partida para reflexões conjuntas sobre os impactos políticos, econômicos e sociais da Pandemia na vida das pessoas.

Produzido por Gustavo Fontes, doutorando em História da Filosofia pela UFPR, com uma tese sobre Cosmopolítica Ameríndia; autor do livro "O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica'' (Ed. Intersaberes, 2019).

Co-produzido por Gabriel Kafure da Rocha, Doutor em Filosofia pela UFRN, Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Autor dos livros "Bachelard, um livro vivo", "Bachelard: estudos críticos sobre as causeries ou lições de filosofia", "A ética da Liberdade em Kierkegaard: Uma contraposição das teses do Juiz Wilhelm e Johannes Sedutor".