APRESENTAÇÃO DO XVII ENCONTRO NACIONAL
A ANPOF realizará seu XVII Encontro Nacional em Aracaju - SE, entre os dias 17 e 21 de outubro de 2016.
Desde a fundação da ANPOF, em 1983, seus Encontros têm se ampliado e se consolidado como o principal evento da agenda de pesquisa em filosofia no Brasil e é hoje um dos três maiores eventos do gênero no mundo. No XVI Encontro, realizado em Campos do Jordão, foram apresentados mais de 2300 trabalhos de pesquisadores ligados à pós-graduação, brasileiros e estrangeiros.
O Encontro Nacional é um espaço importante de integração das diferentes áreas de pesquisa em Filosofia do País, integrando grupos de pesquisa e possibilitando aos docentes e pós-graduandos que se conheçam e debatam seus trabalhos.
Algumas mudanças na forma de organização do evento serão implementadas para que se garanta uma programação que viabilize este debate, em particular na estrutura de organização das atividades das Sessões Temáticas e dos Grupos de Trabalho (GTs), que têm desempenhado um papel importante no debate da área, ao longo dos 18 anos que se passaram desde sua criação.
Haverá, ainda, diversas outras atividades durante o Encontro: minicursos, mesas-redondas temáticas, debates sobre política acadêmica, conferências de convidados do Brasil e de outros países, além de debates sobre a própria ANPOF e de uma agenda cultural intensa durante todos os dias do evento. Paralelamente ao XVII Encontro Nacional será realizada também a terceira edição do Encontro ANPOF Ensino Médio.
Notícias recentes
Ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro analisa período republicano no XVII Encontro Nacional da ANPOF
20/10/2016 • XVII Encontro Nacional da ANPOF
O professor de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP) e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, realizou a conferência Maquiavel para pensar a República Brasile (…)
XVII Encontro Nacional da ANPOF oferece 12 encontros do ensino médio, 64 grupos de trabalho e 32 sessões temáticas
19/10/2016 • XVII Encontro Nacional da ANPOF
Muito além das conferências, o XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) oferece diversas oportunidades para a aquisição e troca de conhecimentos, be (…)
Expansão da pós-graduação é destaque na abertura do XVII Encontro Nacional da ANPOF
19/10/2016 • XVII Encontro Nacional da ANPOF
Foto: Roberta Santana A cerimônia de abertura do XVII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia) reuniu pesquisadores de todo o país no Teatr (…)
Minicursos atraem participantes do XVII Encontro Nacional da ANPOF
19/10/2016 • XVII Encontro Nacional da ANPOF
Na manhã dessa terça-feira, 18, foram iniciados os minicursos do XVII Encontro da Associação Nacional de Pós- Graduação em Filosofia (ANPOF) sobre variados temas, entre eles: "As paixões e a p (…)