Dois Pontos


Revista dos Departamentos de Filosofia da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal de São Carlos.

Vol. 11, N. 1 (2014)

O SUBLIME E O EXPRESSIONISMO ABSTRATO

Pedro Sussekind

expressionismo abstrato,sublime,Greenberg,Ros

A CONQUISTA ESPACIAL DE MARK ROTHKO

Pedro Duarte

Pintura,espaço,cor,Rothko,Heidegger,Romantism

PINTURA E HISTERIA: LÓGICA DA SENSAÇÃO E FIGURAS NÃO-REPRESENTATIVAS EM BACON E DELEUZE

Cíntia Vieira da Silva

Deleuze,Bacon,figura,sensação, histeria,corpo

ESPIRITUAL E MAGIA NA ARTE. A NOÇÃO DE GÊNIO NA OBRA DE KANDINSKY.

Walter Romero Menon Jr.

arte espiritual,gênio,cosmologia,Kandinsky,Ma

PINTURA, HISTÓRIA DA ARTE E CULTURA

Rosa Gabriella de Castro Gonçalves

Foucault, Barthes, pintura,Manet,Twombly,form

A CONTEMPLAÇÃO ESTÉTICA: SCHOPENHAUER E MONDRIAN

Maria Lúcia Cacciola

ideia,representação,abstração,contemplação,pi

WILLIAM HAZLITT: UM CRÍTICO DE ARTE SOB O SIGNO DA REVOLUÇÃO

Pedro Paulo Pimenta

revolução francesa,crítica,pintura,plástica,u

IDEIA SENSÍVEL E IMAGEM PICTÓRICA: A ARTICULAÇÃO DOS GÊNEROS ARTÍSTICOS NA ESTÉTICA ALEMÃ DO COMEÇO DO SÉCULO XVIII

Oliver Tolle

estética alemã,artes plásticas,poética,psicol

A ESCOLHA DE HÉRCULES: O PROBLEMA ARTÍSTICO DA EXPRESSÃO DO MORAL NA TRADIÇÃO SHAFTESBURIANA

Laurent Jaffro

pintura,poesia,imitação,expressão,Paolo de Ma

MIMESE, PINTURA E POESIA NA POÉTICA ARISTOTÉLICA

Christiani Margareth de Menezes e Silva

mimese,simulação,emulação,techne,pintura,poes

Editorial

Vinicius Berlendis de Figueiredo, Luís Nascimento