A CIÊNCIA COMO DOADORA DE VERDADE: ENTRE HEIDEGGER E NIETZSCHE

Pensando - Revista de Filosofia, Vol.1, n.2, 2010 • Pensando - Revista de Filosofia

Autor: Daniel Arruda Nascimento

Resumo:

Duas torções teóricas ganham força com a aurora da modernidade e preconizam a mudança de paradigma apontada por Martin Heidegger: a crença na primazia da razão e a classificação do mundo como objeto de estudo. Se por um lado a metafísica moderna sustenta a divisão entre mundo inteligível e mundo sensível, reduzindo toda relação com o real ao comércio bipolar da relação que se estabelece entre sujeito e objeto, por outro lado aposta na razão como fonte universal do conhecimento e sentinela do desejo de tudo dominar. A conseqüência nefasta do movimento da metafísica moderna desembocará na eleição de uma nova instituição doadora de verdade: a ciência. O texto elaborado vinte e seis anos depois da publicação de Sein und Zeit, a conhecida conferência Die Frage nach der Tecnik, será para o filósofo apenas um marco numa trajetória que mede-se incessantemente com a questão da ciência e da técnica como novos eixos determinantes da concepção de verdade. Um outro filósofo todavia já havia deixado uma indelével inscrição nisso que agora denominamos de Filosofia da Técnica: o instinto de ciência do homem teórico sedento de validade universal já havia sido alvo da grafia ácida de Friedrich Nietzsche, tanto em Die Geburt der Tragödie quanto em Die fröhliche Wessenschaft, embora entre um texto e outro sejam sentidas contundentes variações. Alguns preconceitos da ciência, em especial aqueles que misturam moral, conhecimento e felicidade numa solução mágica e unifásica, são ali denunciados como uma nova espécie de religiosidade tão perigosa quanto às que estávamos outrora acostumados. Com a comunicação proposta, gostaria de examinar alguns dos argumentos lançados pelos críticos da ciência e da técnica. Moveremo-nos entre Heidegger e Nietzsche com a intenção de investigar se podemos ou não contar ainda com suas munições na nossa tarefa de compreender seu alcance.

ISSN: 2178-843X

DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v1i2.522

Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/522/483

Palavras-Chave: ciência, técnica, verdade, economia

Pensando - Revista de Filosofia

A revista objetiva ser um espaço editorial de rigorosa discussão filosófica aberto à participação de pesquisadores das mais diferentes regiões do país e do mundo, sem qualquer restrição de ordem temática e teórica, em nível de pós-graduação stricto sensu (doutorado).

La revista pretende ser un espacio editorial de discusión filosófica rigurosa abierta a la participación de investigadores de las regiones más diferentes del país y del mundo, sin ninguna restricción de orden temático y teórico, a nivel de postgrado stricto sensu (doctorado).

This journal claims to be a publishing space of rigorous philosophical debate opened to the collaboration of researchers from worldwide with no restriction of themes and theoretical views, by accepting papers only at the level of graduate studies.

Buscamos ainda disponibilizar a tradução de artigos filosóficos ligados às necessidades da graduação e pós-graduação em filosofia no país, bem como a publicização de filósofos que não são contemplados editorialmente no Brasil.

También buscamos poner a disposición la traducción de artículos filosóficos relacionados con las necesidades de estudiantes de pregrado y posgrado en filosofía en el país, así como la publicación de filósofos que no están cubiertos en Brasil.

The journal also aims to publish Portuguese and Spanish translations of philosophical works related to the needs of philosophy undergraduate and graduate studies in our country, as well as papers of relevant philosophers who were not still published in Brazil.

Queremos também, por fim, ser um espaço para a discussão sobre o ensino de filosofia em seus diferentes graus de ensino, visando sua melhoria através da discussão crítica de alternativas acadêmicas relacionadas ao tema.

Finalmente, también queremos ser un espacio para la discusión sobre la enseñanza de la filosofía en sus diferentes grados de educación, con el objetivo de mejorar a través de la discusión crítica de las alternativas académicas relacionadas con el tema.

The journal claims also to be a place for serious debates concerning teaching philosophy in its several levels, by aiming to improve its practice through the critic discussion of relevant alternatives to the subject.

Publicamos artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano. A publicação e o processo editorial é totalmente gratuito.

Publicamos artículos en portugués, inglés, francés, español e italiano. El proceso de publicación y editorial es completamente gratuito.

We publish papers in Portuguese, English, French, Spanish, and Italian. There is no charges or cost for submission and publication.

Link: https://revistas.ufpi.br/index.php/pensando/index